Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7189
Título: Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e políticas
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: PISA
OCDE
Multirregulação
Relação conhecimento-política
Política educativa
Transnacionalização
Data: 2011
Editora: Fino Traço Editora Ltda.
Citação: CARVALHO, Luís Miguel (2011). Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e políticas, pp. 183-206. In: Dalila Andrade Oliveira & Adriana Duarte (Org.), Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: Fino Traço Editora Ltda.
Resumo: O texto aborda a tópica da multiregulação das políticas educativas a partir de uma análise do Programme for International Student Assessment (PISA). Este é analisado como um dispositivo, baseado e gerador de conhecimento, que participa na coordenação da acção pública e na constituição de um espaço de regulação política transnacional, no sector educativo. O autor interpela alguns dos principais suportes sociais e cognitivos do PISA, organizando a sua análise em três planos: a agência OCDE nos processos de multirregulação das políticas educativas; as visões de educação e do seu governo que o instrumento difunde; e os modos de fabricação de um saber que se reclama “perito” e preparado para ser utilizado pelos decisores políticos.
URI: http://hdl.handle.net/10451/7189
ISBN: 978-85-8054-012-3
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Capítulos de Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.