Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7192
Título: Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: História comparada
Conhecimento educacional
Políticas educativas
Data: 2007
Editora: Editora da Universidade Federal de Uberlândia
Citação: CARVALHO, Luís Miguel (2007). Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação, pp. 143-164. In: Décio Gatti Júnior & Joaquim Pintassilgo (Orgs.), Percursos e desafios da pesquisa e do ensino de História da Educação. VI Congresso Luso-Brasileiro de História de Educação. Uberlândia: EDUFU.
Resumo: O capítulo considera três desafios à história comparada: os do regresso da comparação ao discurso educacional, os colocados pela história à história comparada e, por fim, os de uma agenda de pesquisa sobre a circulação de conhecimentos e de políticas educacionais. O autor argumenta a favor da contribuição da história comparada para uma compreensão crítica dos fenómenos da internacionalização da e na educação. Em complemento, defende a construção de olhares comparativos que procurem uma compreensão dos fenómenos educativos aquém e além das unidades nacionais. Por fim, propõe uma agenda de pesquisa atenta às questões da fabricação e da circulação do conhecimento educacional e das políticas educativas.
URI: http://hdl.handle.net/10451/7192
ISBN: 978-85-7078-129-1
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-PAEFA- Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação.pdf1,24 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.