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Título: A utilização do conhecimento em política: o caso da gestão escolar em Portugal
Autor: Barroso, João
Palavras-chave: Acção pública
Autonomia
Conhecimento
Decisão política
Gestão escolar
Data: 2009
Editora: Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES
Citação: Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 987-1007, set./dez. 2009
Resumo: O presente artigo baseia-se num estudo efectuado no âmbito do projecto de investigação Knowandpol sobre as políticas de autonomia e gestão escolar em Portugal, no período entre 1986 e 2009. O objectivo central da pesquisa incidiu na articulação entre conhecimento e acção pública e desenvolveu-se através das seguintes dimensões analíticas: os actores (mapa social e cognitivo); as ideias e sua evolução; a estruturação do campo político pelo conhecimento. O presente artigo apresenta alguns dos pressupostos teóricos que orientaram a pesquisa realizada, as características principais da política em estudo, a metodologia utilizada na sua análise e, finalmente, as principais conclusões obtidas a partir dos dados recolhidos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7194
ISSN: 0101-7330
Versão do Editor: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a04.pdf
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-PAEFA- Artigos em Revistas Internacionais



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