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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7195

Título: Governando a educação pelo espelho do perito
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Conhecimento educacional
Organizações internacionais
OCDE
PISA
Política educativa
Educational knowledge
International organizations
OCDE
PISA
Education policy
Issue Date: 2009
Editora: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
Citação: Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1009-1036, set./dez. 2009
Resumo: Este artigo analisa o Programme for International Student Assessment (PISA), desenvolvido sob a égide da OCDE, como um instrumento baseado e gerador de conhecimento que participa na coordenação da acção pública no sector educativo. O texto retoma as análises desenvolvidas numa pesquisa sobre a fabricação supranacional do Programa PISA, realizada no âmbito de um projecto de investigação europeu acerca do pepel do conhecimento nas políticas públicas de educação e saúde na Europa – Knowandpol. Equacionando o PISA – em suas actividades de inquirição, organização e publicação – como um complexo processo de construção de um espaço de regulação política transnacional, o artigo analisa os elementos cognitivos e normativos do instrumento relacionados com a definição da “realidade educacional”, com a determinação das formas “apropriadas” ao seu governo, e com a produção de conhecimento para a política.
The article analyses the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) as a tool – knowledge-based and knowledge-generator – that participates in the coordination of public action in the field of education. The text is based on a previous research on the supranational fabrication of PISA, carried out within a large-scale European research project on the role of knowledge in Health and Education public policies – Knowandpol. The article examines PISA – and its multiple and related activities of inquiry, organization and publication – as a policy tool, and analyses its cognitive and normative features concerning tree issues: the definition of “educational reality”; the set up of appropriate forms of governing education, and the production of knowledge for policy.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7195
ISSN: 0101-7330
Versão do Editor: http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a05.pdf
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