Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7203
Title: Estudos comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesa
Authors: Madeira, Ana Isabel
Keywords: Educação Comparada
História da educação
Lusofonia
Issue Date: 2006
Publisher: UIDCE/FPCEUL
Citation: Madeira, Ana Isabel (2006). Estudos comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesa. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, nº 1, pp.37-56.
Abstract: Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à investigação em educação colonial, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Recupera da agenda de trabalho de ambos os campos disciplinares os contributos que permitem converter o olhar eurocentrado e autoreferenciado da investigação comparada em educação num conjunto de propostas capazes de integrar as experiências, os sentidos e as sensibilidades do outro num mesmo plano de análise. A reflexão tem por finalidade sugerir caminhos para identificar novos problemas de investigação integrando metodologias comparadas na análise do colonialismo, segundo uma perspectiva cultural. Ela propõe‐se, igualmente, sugerir uma tematização dos discursos sobre a educação — modelos pedagógicos, mecanismos de socialização, construção do aluno, formação das identidades, disciplinas e currículo, temporalidades escolares, etc. — em torno de uma mesma questão empírica, isto é, a da escola em contexto colonial.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7203
Appears in Collections:FPCE-UOE-HEEC- Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sisifo2006.pdf210,63 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.