Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7203
Título: Estudos comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesa
Autor: Madeira, Ana Isabel
Palavras-chave: Educação Comparada
História da educação
Lusofonia
Data: 2006
Editora: UIDCE/FPCEUL
Citação: Madeira, Ana Isabel (2006). Estudos comparados em História da Educação Colonial: Algumas considerações sobre a comparação no espaço de língua portuguesa. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, nº 1, pp.37-56.
Resumo: Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas que se colocam à investigação em educação colonial, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Recupera da agenda de trabalho de ambos os campos disciplinares os contributos que permitem converter o olhar eurocentrado e autoreferenciado da investigação comparada em educação num conjunto de propostas capazes de integrar as experiências, os sentidos e as sensibilidades do outro num mesmo plano de análise. A reflexão tem por finalidade sugerir caminhos para identificar novos problemas de investigação integrando metodologias comparadas na análise do colonialismo, segundo uma perspectiva cultural. Ela propõe‐se, igualmente, sugerir uma tematização dos discursos sobre a educação — modelos pedagógicos, mecanismos de socialização, construção do aluno, formação das identidades, disciplinas e currículo, temporalidades escolares, etc. — em torno de uma mesma questão empírica, isto é, a da escola em contexto colonial.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7203
Aparece nas colecções:FPCE-UOE-HEEC- Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sisifo2006.pdf210,63 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.