Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7204
Título: O modelo de escola graduada e a expansão da rede escolar no município de Lisboa (1881-1892)
Autor: Silva, Carlos Manique da
Palavras-chave: Escola graduada
Descentralização do ensino
Renovação pedagógica
Data: Mai-2012
Editora: Sociedade Brasileira de História da Educação
Citação: Silva, Carlos Manique da (2012). O modelo de escola graduada e a expansão da rede escolar no município de Lisboa (1881-1892), Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n.º 2 (29), pp. 15-44.
Resumo: O artigo procura registar a visibilidade política que a escola graduada assume no quadro de um projeto de educação popular nascido sob a égide de maçons republicanos. O que se discute, em particular, são as as razões que determinam, no decurso da primeira grande experiência de descentralização do ensino em Portugal (1881-1892), a identificação da política educativa do município de Lisboa com a nova organização administrativo-pedagógica. Um traço marcante é o de que a escola graduada responde com extrema eficácia ao desígnio de escolarizar um elevado número de crianças. Por outro lado, o autor associa o novo modelo de organização escolar à ascensão de um corpo docnte qualificado, indispensável para o entendimento da escola graduada enquanto comunidade orgânica; credita, no fundo, a ideia de especialização, algo que tem que ver com o desenvolvimento científico da pedagogia e com a transação do saber pedagógico no seio de uma comunidade de "especialistas".
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7204
Versão do Editor: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe
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