Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7204
Title: O modelo de escola graduada e a expansão da rede escolar no município de Lisboa (1881-1892)
Authors: Silva, Carlos Manique da
Keywords: Escola graduada
Descentralização do ensino
Renovação pedagógica
Issue Date: May-2012
Publisher: Sociedade Brasileira de História da Educação
Citation: Silva, Carlos Manique da (2012). O modelo de escola graduada e a expansão da rede escolar no município de Lisboa (1881-1892), Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, n.º 2 (29), pp. 15-44.
Abstract: O artigo procura registar a visibilidade política que a escola graduada assume no quadro de um projeto de educação popular nascido sob a égide de maçons republicanos. O que se discute, em particular, são as as razões que determinam, no decurso da primeira grande experiência de descentralização do ensino em Portugal (1881-1892), a identificação da política educativa do município de Lisboa com a nova organização administrativo-pedagógica. Um traço marcante é o de que a escola graduada responde com extrema eficácia ao desígnio de escolarizar um elevado número de crianças. Por outro lado, o autor associa o novo modelo de organização escolar à ascensão de um corpo docnte qualificado, indispensável para o entendimento da escola graduada enquanto comunidade orgânica; credita, no fundo, a ideia de especialização, algo que tem que ver com o desenvolvimento científico da pedagogia e com a transação do saber pedagógico no seio de uma comunidade de "especialistas".
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7204
Publisher Version: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe
Appears in Collections:IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
o modelo de escola graduada.pdf473,82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.