Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7209
Title: Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço de língua portuguesa
Author: Madeira, Ana Isabel
Keywords: Educação Comparada
História da educação colonial
Issue Date: 2008
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: Madeira, Ana Isabel (2008). Estudos Comparados e História da Educação Colonial: Reflexões teóricas e metodológicas sobre a comparação no espaço de língua portuguesa. Educação. Revista Quadrimestral da Faculdade de Educação, PUCRS, vol 31, nº 2, Maio/Agosto, pp. 103-123
Abstract: Este trabalho constitui uma reflexão sobre as condições teóricas e metodológicas subjacentes à realização de projectos de investigação em educação, duplamente referidos à história da educação e à educação comparada, num mesmo espaço linguístico. Na primeira parte do texto, estabelece-se uma ligação entre as primeiras etapas da constituição do campo e o interesse renovado pelos estudos comparados na actualidade. É neste duplo registo, temporalmente situado entre os finais do século XIX e as últimas décadas do século XX, que encontramos elementos para um reencontro da comparação com a história cruzamento com implicações fortes para o desenvolvimento de estudos em história da educação colonial. Na segunda parte do texto procura-se uma articulação do trabalho de comparação com os processos educativos que se desenvolvem em diferentes espaços-tempos do universo lusófono.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7209
ISSN: 0101-465X
Appears in Collections:FPCE-UOE-HEEC- Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação-PortoAlegre2008.pdf427,68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.