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Title: Histórias Cruzadas: identidades, fronteiras e ficções da lusofonia
Authors: Madeira, Ana Isabel
Keywords: Educação Comparada
Lusofonia
Análise do discurso
Issue Date: 2011
Publisher: Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Citation: Madeira, Ana Isabel (2011). Histórias Cruzadas: identidades, fronteiras e ficções da lusofonia. Revista Índice, vol. 3, nº 1/2011/1, pp.73-96
Abstract: O objectivo deste ensaio é contribuir para uma reflexão sobre o modo como o conceito de lusofonia foi produzido, apropriado e incorporado em discursos destinados a representar um determinado tipo de relacionamento histórico, temporal e espacialmente muito amplo, com sociedades situadas em continentes muito diversos entre si. Tenta traçar-se o percurso de emergência da categoria lusofonia, desde a sua configuração como unidade de significação de um discurso glotopolítico, até à sua mobilização conceptual como unidade de significação de um discurso científico. O texto é atravessado por duas ideias centrais. A primeira ideia sustenta que a língua não é independente dos processos de saber e de poder associados à sua utilização. A segunda sugere que a actualização do conceito de língua em lusofonia é uma tentativa de reconstruir uma categoria simbólica destinada a renegociar as identidades dos povos que tem como língua oficial o português. É sobre estas ideias que se equacionam três propostas de trabalho: propõe-se discutir a questão da língua como um espaço de intercompreensão e situa-se a emergência do vocábulo lusofonia na área linguística galaico-portuguesa; questiona-se a tese da uniformidade/identidade lusófona procurando salientar a multiplicidade de sentidos em que a fonia lusitana se fragmenta; e, por fim, identificam-se alguns elementos do discurso que permitem reconstituir o trajecto de ideias, temas e representações que operam a transição das narrativas coloniais para as pós-coloniais, momento em que se propõe uma delimitação operatória da categoria analítica “lusofonia”.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7210
ISSN: 2175-6244
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