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Title: Efeito de uma intervenção educativa dirigida ao cuidador informal: utente com doença avançada no domicilio
Authors: Raposo, Ana Maria Carvalho Martins, 1974-
Advisor: Barroso, Teresa
Barbosa, António, 1950-
Keywords: Cuidados paliativos
Enfermagem em reabilitação
Cuidadores
Educação em saúde
Teses de mestrado - 2012
Issue Date: 2012
Abstract: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e quantitativo com uma abordagem transversal e comparativa, envolvendo um grupo experimental e um de controlo: que procura descrever o efeito de uma intervenção educativa dirigida aos Cuidadores Informais (CI) /utente com doença avançada no domicílio. A amostra é constituída por 21 doentes e seus cuidadores informais. A intervenção educativa baseou-se numa filosofia de ajudar o doente e familiares (o cuidador) a adquirir as ferramentas que lhe permitem tornar-se coparticipantes do cuidar e prestar cuidados eficientes e seguros. Como fio orientador para a intervenção, foi aplicado um questionário, composto por: variáveis sócio- demográficas e de caracterização específica do doente e do cuidador; e ainda por variáveis dependentes - questões acerca das necessidades percecionadas e o grau de dificuldade na execução das AVD pelo Cuidador Informal. Para a concretização do estudo, 13 doentes/ CI constituíram o grupo experimental; e 5 o grupo de controlo, ambos foram submetidos a duas avaliações, antes e após a intervenção educativa com o grupo experimental. Relativamente ao efeito da intervenção educativa, concluímos em comparação com o grupo de controlo, que a intervenção foi ao encontro das necessidades identificadas por cada cuidador e do aumento da capacidade por parte do mesmo na prestação de cuidados (para tal utilizamos estratégias de ensino baseadas na demonstração, observação e treino de habilidades, assim como a elaboração e divulgação de uma manual de apoio ao cuidador). This is an exploratory, descriptive and quantitative study with a cross-sectional and comparative approach, involving an experimental and a control group: which seeks to describe the effect of an educational intervention directed to the IC / patient with advanced disease at home; the sample consists of 21 patients and their caregivers. The educational intervention was based on a philosophy of helping the patient and the family (caregiver) to acquire the tools that allow you to become co-partakers of care and provide safe and efficient care. As a guiding thread for the intervention, a questionnaire was administered, composed of: socio-demographic and specific characterization variables of the patient and the caregiver; and also for dependent variables – questions about the needs perceived and the level of difficulty in the implementation of Daily Life Activities by Informal Caregivers. In carrying out the study, 13 patients / CI constituted the experimental group and 5 the control group; both underwent two evaluations, one before the educational intervention, and another after. Regarding the effect of educational intervention, we conclude by comparison with the control group, that the intervention was respond to the needs identified by each caregiver and increased the capacity on the part of the same in provision of care (for this we use teaching strategies based on demonstration, observation and skills training, as well as the preparation and dissemination of a manual to support the caregiver).
Description: Tese de mestrado, Cuidados Paliativos, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa - 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7229
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