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Título: O comportamento alimentar e o desenvolvimento da linguagem em crianças nascidas pré-termo:estudo longitudinal com recém-nascidos de termo ao longo dos primeiros 30 meses de vida
Autor: Rega, Ana Isabel Alter, 1966-
Orientador: Barros, Maria Luísa, 1957-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: A prematuridade e reconhecida como um factor de risco para o desenvolvimento. De entre os vários problemas identificados, a alimentação e a linguagem surgem como as áreas de desenvolvimento em que as crianças nascidas pré-termo tem apresentado maiores problemas. Este trabalho teve por objectivo principal o estudo da evolução do Comportamento Alimentar e do Desenvolvimento da Linguagem em recém-nascidos pré-termo (RNPT) e recém-nascidos de termo (RNT) ao longo de 30 meses e de como estes dois processos se relacionam entre si. Procurou também avaliar como a Perceção Neonatal Materna, o Stress Materno, idade gestacional e peso a nascença se associam a eventuais problemas no Desenvolvimento do Comportamento Alimentar e do Desenvolvimento da Linguagem em ambos os grupos. O desenho da investigação foi longitudinal e prospectivo. Foram considerados 4 momentos de avaliação: 0-1 mês; 6 meses, 18 meses e 30 meses. Participaram 33 RNPT sem patologia clínica, 36 RNT saudáveis e respectivas mães. Os grupos foram comparados ao nível do desenvolvimento do comportamento alimentar e do desenvolvimento da linguagem ao longo de 30 meses. Foi também objecto de avaliação a percepção materna neonatal (0-1 mês) e o stress materno (nos diferentes momentos de avaliação) em ambos os grupos. Os resultados evidenciam diferentes trajectórias de desenvolvimento do Comportamento Alimentar e do Desenvolvimento da Linguagem, com um atraso no desenvolvimento destas competências no grupo de RNPT. Verificou-se uma associação positiva significativa entre o Comportamento Alimentar e produção da Fala em ambos os grupos, o que corrobora o Modelo Integrado do Controlo Motor da Fala. Saliente-se ainda uma associação significativa entre as variáveis maternas (Percepção Neonatal Materna e Stress Materno) e o Desenvolvimento do Comportamento Alimentar e o Desenvolvimento da Linguagem no grupo de RNPT ao longo de 30 meses. As implicações clínicas deste estudo, as limitações e futuras áreas de investigação são objecto de discussão e reflexão.
Prematurity is recognized as a risk factor for development. Among the various problems identified, feeding and language appear as areas of development in which the preterm infants (PTI) have presented major problems. The main aim of this work was to study the evolution of Feeding Behaviour and Language Development in Preterm and Term Infants (TI) over the first 30 months and how these two processes relate to each other. We also investigated how the maternal perception, maternal stress, gestacional age and birth weight are associated with problems in the Development of Feeding Behaviour and Language Development in both groups. The research design was longitudinal and prospective. Four evaluation periods were considered: 0-1 months, 6 months, 18 months and 30 months. The study included 33 PTI without clinical disease, 36 healthy TI, and their mothers. The groups were compared for Development of Feeding Behaviour and Language Development over 30 months. Maternal perception (0-1 months) and maternal stress (in the different periods of evaluation) were also assessed, in both groups. The results show different developmental trajectories of Feeding Behaviour and Language Development, with a delay in the development of these skills in the group of PTI. There was a significant positive association between Feeding Behaviour and Speech production in both groups, which corroborates the Integrated Model of Speech Motor Control. It is also observed a significant association between maternal variables (Maternal Perception and Maternal Stress) and Feeding Behaviour and Language Development in the group of PTI over the first 30 months. The clinical implications of the study, limitations and future research areas are the subject of discussion and reflection.
Descrição: Tese de doutoramento, Psicologia (Psicologia da Saúde), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7234
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