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Título: Espaço a brincar : uma viagem pelos Direitos da Criança-jovens em viagem
Autor: Marianinho, Sónia Alexandra Lopes, 1984-
Orientador: Pinhal, João, 1948-
Palavras-chave: Direitos da criança
Relatórios de estágio
Issue Date: 2008
Resumo: Na sequência do Mestrado conducente ao Grau de mestre em Ciências da Educação na área de especialização em Administração Educacional optei pela realização de um estágio na Câmara Municipal de Lisboa, no Projecto Espaço a Brincar Uma Viagem pelos Direitos da Criança inserido no Departamento de Acção Social. O estágio consistiu na realização de uma proposta de acções de formação e sensibilização para Jovens dos 12 aos 18 anos, no âmbito das temáticas abordadas pela Convenção dos Direitos da Criança. De forma a enriquecer as acções e a compreender as principais necessidades dos Jovens elaborei ainda um estudo acerca das Necessidades dos Jovens do século XXI. Os Estados Partes, onde incluímos Portugal, ao ratificarem a Convenção dos Direitos da Criança, comprometeram-se em respeitar e garantir todos os Direitos definidos pela mesma a todos os sujeitos com menos de 18 anos, pelo que, o projecto de estágio se torna da maior importância. È necessário informar as Crianças e Jovens dos seus Direitos e deveres, é importante promover-lhes um espaço de palavra e reflexão onde consigam esclarecer as suas dúvidas. Através da Pedagogia de projecto, de dinâmicas de grupos e role-playing tornou-se possível criar um espaço de palavra e reflexão, onde Jovens da cidade de Lisboa puderam adquirir novos conhecimentos acerca da Convenção do Direitos da Criança e suas temáticas.
Following the Masters leading to the Master of Science Degree in Education in the specialization area in Educational Administration, i've opted by the completion of an internship at City Hall in Lisbon, Project " Espaço a Brincar Uma Viagem pelos Direitos da Criança" within the Department of Social Action. The stage consisted of a draft training and awareness for young people from 12 to 18 years, under the themes addressed by the Convention on the Rights of the Child. In order to enrich the actions and understand the main needs of Young, i also drafted a study on the Needs of Young's twenty-first century. The States Parties, which included Australia, to ratify the Convention on the Rights of the Child, committed themselves to respect and ensure all the rights set out by the same for all individuals with less than 18 years, so the draft stage becomes the utmost importance. It is necessary to inform the Children and Young People of their rights and duties, it is important to promote a space where they can speak and reflect and where they can clarify their doubts. Through the pedagogy of design, group dynamics and "role-playing" has become possible to create a space where they can speak and reflect, and where young people of Lisbon could acquire new knowledge about the Convention of the Rights of the Child and its themes.
Descrição: Relatório de estágio realizado no âmbito do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/724
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