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Título: Conceções e práticas de educadores de infância enquanto docentes de educação especial
Autor: Eliseu, Margarida Pinto, 1960-
Orientador: Estrela, Maria Teresa, 1936-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: Este trabalho decorre das recentes mudanças legislativas verificadas no campo da educação especial, com a criação do Quadro de Educação Especial e a introdução do Decreto-lei nº3/2008, de 7 de Janeiro. Trata-se de um estudo interpretativo que procura conhecer as mudanças nas conceções e nas práticas de educadores de infância, enquanto docentes de educação especial, à luz do novo quadro legislativo, recolher informações sobre a formação recebida e desejada. A investigação decorreu ao longo de três anos letivos e comporta duas fases: a primeira é constituída por um estudo exploratório, no qual foram entrevistados doze educadores de infância, agora docentes de educação especial colocados nos Quadros dos Agrupamentos de escolas. As entrevistas, uma vez transcritas, foram objeto de uma análise de conteúdo. Na segunda fase do estudo aprofundámos os dados recolhidos no estudo exploratório, através da realização de quatro estudos de caso. A recolha de dados foi realizada através de entrevistas em diferentes momentos do estudo, observações naturalistas e observações sistemáticas. A análise de dados evidencia os constrangimentos vividos pelos docentes no desempenho de funções no ensino básico, a evolução das suas preocupações e problemas e o modo como os mesmos foram ultrapassados pelos sujeitos. Os dados permitem-nos tirar implicações para a formação de professores.
This paper comes about after recent changes made to special need education laws, which led to establishing a Special Needs Framework and the Act of Law nº3/2008, 7th January. The study’s objective is to find out and interpret how nursery school teachers have adjusted their concept and practice in light of the new legislation. Furthermore, this study looks into the gathering of information about training. Research was carried out over three academics years and consisted of two phases: the first, survey-based, compromised interviewing twelve nursery school teachers, who are now special needs teachers hired by local schools networks. Once transcribed, these surveys were subject to a content-analysis. The second phase used four case studies to further explore data gathered in the first phase. The gathered data was based on: surveys at different stages of the study, open-ended observations and schematic observations. Data analysis brings to light the difficulties, concerns and problems felt by primary school teachers and the manner in which they overcame these. The data has allowed us to pin point future implications for teachers-training.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7257
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