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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7262

Título: Apontamentos sobre as Relações entre Conhecimento e Política Educativa
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Relação política – conhecimento Educacional
Acção pública
Education Policy
Educational Knowledge
Issue Date: 2006
Editora: Fórum Português da Administração Educacional
Citação: CARVALHO, Luís Miguel. Apontamentos sobre as Relações entre Conhecimento e Política Educativa. Administração Educacional. Revista do Fórum Português da Administração Educacional, Lisboa, n. 6, pp. 37-45, 2006.
Relatório da Série N.º: 6;
Resumo: O artigo trata o tema “instâncias e actores emergentes nos territórios educativos” a partir da tópica das relações entre conhecimento educacional e política educativa. O artigo expõe linhas orientadoras de uma investigação em curso sobre papel do conhecimento na construção e regulação das políticas de educação na Europa. O texto desenvolve, também, uma reflexão sobre o modo de conceber e de estudar actores e instâncias das relações entre conhecimento e política. O autor sugere uma abordagem assente em três ideias: a de centrar os estudos em actores e instâncias que ocupem e exercem uma agência mediadora no âmbito da regulação da educação; a de privilegiar a análise dos mecanismos de tradução através dos quais se estabelece a cooperação entre os mundos sociais e cognitivos da investigação e da política; e a de manter sob escrutínio os instrumentos que essa cooperação materializa e que participam nos processos de ordenação, coordenação e controlo das acções no campo educativo.
This paper addresses the topic of the relations between educational knowledge and education policy. Drawing on some major lines of an ongoing research concerning the role of knowledge in the production and regulation of educational policies in Europe, the text moves towards a discussion about how to conceive the study of actors and agencies implicated in the fabrication of social and cognitive relations among educational knowledge, public policy, and public action. The author suggests an approach based on three lines of thought: to center attention on actors and agencies that exert mediation in the regulation of educational policies; to focus on the mechanisms of translation through which the cooperation between the diverse social and cognitive worlds of research and policy is promoted, and to keep close examination on the instruments generated by such cooperation and their participation in the processes of regulation.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7262
ISSN: 1645–2240
Appears in Collections:FPCE-UOE-PAEFA- Artigos em Revistas Nacionais

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