Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Belas Artes (FBA) >
FBA - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7276

Title: Universos íntimos e histórias contadas
Other Titles: um percurso pela duplicidade desenhada por Krzysztof Kieslowski
Authors: Gomes, Joana Filipa Almeida, 1986-
Advisor: Sabino, Isabel, 1955-
Keywords: Kieslowski, Krzyszrtof, 1941-1996
Rego, Paula, 1935-
Borremans, Michaël, 1963-
Gaskell, Anna
Crewdson, Gregory
Doppelgänger
Arte contemporânea
Issue Date: 2011
Abstract: A presente dissertação pretende, na sua vertente teórica, compreender um dos modos como na arte contemporânea se contam histórias, num modelo narrativo que tem presentes, em latência ou de forma expressa, a multiplicidade (de personagens, espaços, tempos ou médios), a ideia de doppelgänger e o unheimlich, enquanto elementos próprios da identidade humana inscrita na sociedade actual. Toma-se como ponto de partida um filme de Krzysztof Kieślowski (A dupla Vida de Veronique) que evidencia, antes do tempo, estes quatro traços. Os artistas plásticos estudados (Paula Rego, Michaёl Borremans, Anna Gaskell e Gregory Crewdson) surgem como percursos contemporâneos que partilham estas características e que também as correlacionam. Todos são contadores de histórias que se servem de médios diversos e os articulam. Todos exploram os limites entre o real e a fantasia potenciando o Unheimlish e sugerem histórias dentro de histórias ou alternativas e leituras possíveis. Todos, de forma mais ou menos explicita, incluem o duplo, nem que seja pelo facto de, no universo imagético que criaram, repetirem personagens ou protagonistas. O projecto artístico (componente prática da dissertação) consiste no desenvolvimento de uma narrativa que se apropria do argumento do filme A dupla vida de Veronique como matriz, centrando-se num protagonista duplicado. Pretende explorar, na história que conta, o Unheimlich através do cruzamento entre a realidade e a fantasia e utilizar a multiplicidade como fio condutor entre o processo artístico, o conteúdo temático e o diálogo entre as soluções plásticas. Assume-se, ainda, a pintura como um ecrã onírico onde se projecta, às vezes em sentido próprio, uma realidade ficcionada. O diálogo entre os médios reproduz, assim, o confronto entre a realidade e a fantasia dentro do universo plástico criado. Ambas as dimensões do estudo convocam a interdisciplinaridade: das áreas artísticas em confronto, dos médios utilizados e das perspectivas conceptuais relevantes
Description: Tese de mestrado, Pintura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes, 2011
A tese possui um DVD em anexo com um Video que apenas será visualizado na Biblioteca da FBAUL - cota: CDA87
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7276
Appears in Collections:FBA - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ULFBA_tes 379.jpg56.98 kBJPEGView/Open
ULFBA_tes 379.pdf25.2 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE