Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7291
Título: Circulación internacional de saberes, desplazamientos semánticos y alineaciones políticas: a propósito de las disputas sobre la Gimnasia de Ling en Portugal, en los años veinte y treinta del siglo XX
Autor: Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Conhecimento educacional
História da educação física
Ginástica sueca
Transferências culturais
Política educativa
Data: 2011
Editora: Prometeo Libros
Citação: CARVALHO, Luís Miguel (2011). Circulación internacional de saberes, desplazamientos semánticos y alineaciones políticas: a propósito de las disputas sobre la Gimnasia de Ling en Portugal, en los años veinte y treinta del siglo XX, pp. 225-250. In: Pablo Scharagrodsky (compilador). La invención del Homo Gymnasticus: Fragmentos históricos sobre la educación de los cuerpos en movimiento en Occidente. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Prometeo Libros.
Resumo: Neste artigo analisar-se-á os fenómenos de circulação e as apropriações controversas da "Ginástica de Ling" em Portugal, durante as primeiras décadas do século XX. O autor concentra-se na descrição e análise de textos, na circulação de pessoas envolvidas no “pequeno mundo” e na fabricação da educação física moderna. Refere-se em especial a dispositivos sociais que apoiaram o movimento da "ginástica sueca" em Portugal e às mudanças semânticas operadas na passagem internacional. Observa-se que esses deslocamentos implicam disputas, que tratam não apenas sobre a interpretação "correta" do método, mas também sobre a credibilidade e a legitimidade dos grupos sociais que reflectiram sobre o corpo e sua correcta administração na Escola.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7291
ISBN: 978-987-574-498-1
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Capítulos de Livros



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.