Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7311

Título: Avaliação formativa do desempenho pedagógico de docentes do ensino superior pelo recurso ao portefólio:uma investigação-acção numa Escola Superior de Educação
Autor: Nogueira, Clementina, 1961-
Orientador: Rodrigues, Pedro, 1958-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2012
Issue Date: 29-Nov-2012
Resumo: Esta investigação parte do pressuposto de que é fundamental a formação pedagógico-didática dos docentes do ensino superior e que a avaliação, com objetivos formativos, é essencial para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o objetivo central desta investigação é o de averiguar a viabilidade e o impacto de um dispositivo de avaliação formativa que tem subjacente a construção de um portefólio de docência. O estudo realizou-se com um grupo de dez docentes de uma escola superior de educação que voluntariamente aceitaram participar no referido estudo e que teve a duração de dezasseis meses. Tratando-se de um estudo de caso recorreu-se à investigação-ação colaborativa que faz apelo ao trabalho colaborativo e cooperativo entre docentes, próximo das perspetivas reflexivas das comunidades de prática (e aprendizagem), as quais envolvem processos de auto, hetero e coavaliação. O dispositivo era constituído por workshops com a duração de dois dias e periodicidade trimestral com o qual se pretendia, para além dos momento formativos formais, promover a construção, por parte dos docentes, dos seus portefólios de docência. Inspiramo-nos no modelo CIPP para a descrição do estudo efetuado e dos resultados obtidos com o mesmo. A investigação efetuada demonstrou que o dispositivo responde aos objetivos definidos e poderá ser útil para a formação contínua dos docentes do ensino superior que se encontrem em eventuais momentos distintos da sua carreira, bem como para o seu desenvolvimento profissional, não obstante carecer de algumas reformulações. É, no entanto, um dispositivo exigente em termos de gestão e igualmente exigente do ponto de vista dos docentes pelo nível do esforço e tempo que requer para a sua concretização. O impacto a nível das práticas e das concepções dos docentes parece ser significativo. Constatam-se dificuldades no recurso a determinadas metodologias, nomeadamente as mais ativas, bem como à avaliação da aprendizagem dos estudantes.
This research rests on the basic assumption that faculty development activities focused on both pedagogical and practical aspects of classroom engagement are essential in higher education settings. It further assumes that the evaluative process of faculty performance, when based on clearly stated formative objectives, is essential for improving teaching and learning processes. Accordingly, the objective of this research is to explore the extent to which a formative evaluation program based on faculty teaching portfolios is both viable and effective. The present study was conducted for a period of 16 months with ten volunteer faculty members in a School of Education. The case-study nature of this research called for an action-research process focused on the collaboration and cooperation among the participants, who, within a community of practice, participated in reflective and learning activities that involved self, third-party and co-evaluative activities. Faculty members participated in quarterly two-day workshops during which they attended in-service learning activities and collaborate on the creation and development of their teaching portfolios. Both process and results of the study are presented using a CIPP-inspired format. The results of this study revealed that this formative evaluation program can indeed be an effective formative tool for faculty in higher education at different points in their career, notwithstanding the demanding nature of the project both in terms of time commitment and personal effort. While some aspects of the project would benefit from some further refining, it seems that these activities do impact in a significant way both the pedagogical and methodological conceptions and practices of the faculty members involved. Certain methodologies, such as group work, as well as student assessment stand out as the two areas in which faculty encountered greater difficulty.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7311
Appears in Collections:IE - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulsd063984_td_tese.pdf1,69 MBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_portefolioFS.exe2,61 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_portefolioCN.exe29,68 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_portefolioCG.exe27,48 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_portefolioCC.exe4,85 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_portefolioPS.exe9,54 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_portefolioPF.exe18,54 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_portefolioSF.exe5,94 MBUnknownView/Open
ulsd063984_td_entrevistaCC.pdf212,61 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_entrevistaPS.pdf192,27 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_entrevistaFS.pdf227,85 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_entrevistaGF.pdf237,46 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_entrevistaSF.pdf203,43 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_entrevistaCG.pdf238,56 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_entrevistaJP.pdf195,19 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_workshopCC.mp355,07 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopFS.mp319,93 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopPF.mp333,42 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopGF.mp337,52 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopGF.mp337,52 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopPS.mp331,87 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopSF.mp332,37 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_workshopCN.mp325,56 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_julho_01.mp3276,32 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_julho_02.mp318,39 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_novembro_01.mp3320,45 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_novembro_02.mp3117,75 MBMPEG AudioView/Open
ulsd063984_td_anexo1.pdf348,85 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo2.pdf313,68 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo3.pdf30,73 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo4.pdf461,54 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo5.pdf234,94 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo6.pdf94,22 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo7.pdf105,93 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063984_td_anexo8.pdf62,8 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE