Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Formação de Adultos (IE-GIFA) >
IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7332

Título: Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
Autor: Melo, Benedita Portugal e
Palavras-chave: Escolhas escolares e profissionais
Media
Televisão
Internet
Issue Date: 2011
Citação: Melo, M. B. P. (2011). Escolhas escolares e opções profissionais – Entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media? Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira, 4, 24-53.
Resumo: Neste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor».
URI: http://hdl.handle.net/10451/7332
Appears in Collections:IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Escolhas escolares.pdf230,38 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia