Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Formação de Adultos (IE-GIFA) >
IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7332

Title: Escolhas escolares e opções profissionais – entre a família a escola e os amigos, que papel desempenham os media?
Authors: Melo, M. Benedita Portugal e
Keywords: Escolhas escolares e profissionais
Media
Televisão
Internet
Issue Date: 2011
Citation: Melo, M. B. P. (2011). Escolhas escolares e opções profissionais – Entre a família, a escola e os amigos, que papel desempenham os media? Sociologia da Educação, Revista Luso-Brasileira, 4, 24-53.
Abstract: Neste artigo, analisaremos em que medida podem os media influenciar o processo de escolhas escolares e profissionais dos estudantes portugueses que frequentam o ensino secundário. Começamos por sistematizar os contributos de teorias científicas e resultados de pesquisas que chamam a atenção para variáveis que condicionam os efeitos dos media na vida dos indivíduos. Seguidamente, a partir de uma amostra de 1793 inquéritos por questionário aplicados a alunos do 10º e o 12º ano de seis escolas secundárias, de 24 entrevistas realizadas a esses mesmos alunos e de 6 entrevistas efectuadas a psicólogos/orientadores vocacionais daquelas escolas, comparamos a influência da família, da escola, do grupo de pares e dos media na escolha dos cursos e das futuras actividades profissionais dos estudantes inquiridos. Concluímos que a influência dos media é mediada e amenizada por outras redes informativas de apoio a que os estudantes recorrem, nomeadamente pela família e muito concretamente pela mãe, pelo grupo de pares e pelos professores e/ou orientadores escolares. Os media desempenham essencialmente o papel de fontes (in)formativas complementares e a sua influência faz-se sentir sobretudo ao nível da consolidação ou reorientação de interesses e projectos de vida pré-construídos. Ainda assim, para (re)definirem os seus processos de escolha escolares e profissionais, os jovens recorrem muito mais à internet do que aos jornais e à televisão, parecendo considerar este último meio como um «entretenimento menor».
URI: http://hdl.handle.net/10451/7332
Appears in Collections:IE - GIFA - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Escolhas escolares.pdf230.38 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE