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Título: Gestão de desempenho : percepções, mitos e realidades : um estudo exploratório
Autor: Aroso, Maria Benedita de Albergaria Pinto Leite
Orientador: Duarte, Maria Eduarda, 1955-
Palavras-chave: Teses de mestrado
Desempenho no trabalho
Feedback
Carreiras
Motivações profissionais
Issue Date: 2008
Resumo: A presente investigação tem como objectivos estudar as percepções de trabalhadores do sector bancário sobre (1) o desempenho e as variáveis que o influenciam; (2) a gestão de desempenho, nomeadamente as duas técnicas mais comuns: feedback e estabelecimento de objectivos; (3) os preditores do desenvolvimento de carreiras e, por fim, (4) a motivação como parte integrante do processo de gestão de desempenho. Para isto, construiu-se e desenvolveu-se um questionário sobre Gestão de Desempenho que foi aplicado a 60 colaboradores da banca. Os resultados apontam que as diferenças situacionais são mais relevantes para o desempenho do que as individuais e salienta-se o elevado significado que a gestão por objectivos e o feedback têm na gestão do desempenho e a importância que podem assumir nos contextos de desenvolvimento da carreira. Os resultados indicam ainda que os colaboradores mais motivados são os que dão mais valor ao reconhecimento atribuído pelos colegas e chefias.
The present study aims to study the perceptions of bank workers about (1) the performance and its related variables; (2) performance management, especially its two most common techniques: feedback and the establishment of objectives; (3) the predictable factors of career development and, finally, (4) motivation as an integrating part of performance management. To achieve this, an inquiry was built and developed about performance management, to which 60 bank employees answered. The results point out that situational differences are more relevant concerning the performance than individual differences. It is also highlighted the importance of target driven management and feedback towards performance management and their relevance in the context of career management. The results also indicate that the most highly motivated workers are the ones who value the most the recognition of fellow workers and leaders.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000553360
http://hdl.handle.net/10451/734
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