Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/736

Título: Hiperactividade com défice de atenção : que soluções? : proposta de construção de um programa de formação de pais
Autor: Malaca, Isabel Maria Mendes
Orientador: Marujo, Helena Águeda, 1958-
Palavras-chave: Hiperactividade
Formação dos pais
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: A Formação para Pais é apresentada na literatura científica como um recurso e uma mais valia nas sociedades actuais, ao auxiliar os pais no desempenho do seu papel de educadores. Utilizando uma abordagem baseada na Terapia Breve Orientada para as Soluções, esta investigação tem como objectivo central a realização de um estudo exploratório e descritivo, destinado à posterior proposta de desenvolvimento de um Programa de Formação Parental para pais cujos filhos, em idade escolar, tenham sido diagnosticados com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção. Através da análise de conteúdo das respostas a entrevistas construídas especificamente para o estudo, com base nos princípios do modelo terapêutico centrado nas soluções, e feitas a 5 pais com filhos diagnosticados com PHDA, oriundos de uma região do interior do país, e que são acompanhados em contexto hospitalar por uma equipa médica, propõe-se um conjunto de linhas orientadoras para as sessões de um Programa de Formação Parental. Estas são focadas na co-construção de soluções entre psicoterapeuta e pais, para fazer face ao comportamento hiperactivo e com défice de atenção das crianças, bem como no potenciar dos recursos e do envolvimento parental na intervenção com crianças possuidoras deste diagnóstico.
Parent training is presented in scientific literature as a resource in current societies, as it helps parents to play their role as educators in a more informed and efficacious manner.Using Solution Focused Brief Therapy as the structural approach, this research involved an exploratory and descriptive study aimed ultimately for the development of a Parental Training Program for parents whose children were diagnosed with Attention Deficit Hyperactive Disorder. The author brought together a specific interview for this study, based on the Solutions Model. It was applied to 5 parents whose children were diagnosed with ADHD and that are being medically supported at a hospital in an inner sub-urban region of Portugal. Through the content analysis of the provided answers, the study suggests a list of guide-lines for a future Parenting Program and details the specific parent training sessions using the same SFBT model. These sessions are focused in the co-construction of solutions between therapist and parents, in order to deal with children's hyperactive/attention behaviour, as well as aimed to create empowerment in parents and active involvement in the intervention with children with this diagnosis.
Descrição: Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/736
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
17394_Hiperactividade_Isabel_Malaca.pdf602,02 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia