Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7364
Título: Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa
Autor: Melo, Benedita Portugal e
Palavras-chave: Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)
«Efeito professor»
Relação ensino-aprendizagem
Data: 2011
Citação: Melo, M. B. P. (2011). Contributos para a compreensão do «efeito professor TEIP»: proposta de um programa de pesquisa. Sociologia. 21.159-170.
Resumo: A partir de questões analisadas em investigações anteriores (Melo, 2009 e Melo, 2010), o presente artigo apresenta uma proposta de programa de pesquisa que possibilite detectar «efeitos professor» que traduzam boas práticas organizacionais e pedagógicas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Sugerem-se, assim, três linhas de investigação: i) análise da relação ensino-aprendizagem nos TEIP e variáveis que caracterizam os «bons professores»; ii) identificação do tipo de cultura organizacional, modelos de liderança e gestão; iii) estudo das representações dos alunos face às estratégias pedagógicas dos seus professores. Por fim, indica-se uma estratégia metodológica mista adequada à obtenção de resultados passíveis de virem a ser generalizados ao universo das escolas TEIP.
URI: http://hdl.handle.net/10451/7364
Aparece nas colecções:IE - GIFA - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributos para a compreensão.pdf432,19 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.