Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7389

Título: O livro de artista:um meio de exploração criativa
Autor: Almeida, Inês, 1986-
Orientador: Mendes, Ana Bela, 1953-
Palavras-chave: Educação artística
Artes visuais
Livros de artista
Desenvolvimento das competências
Criatividade
Imaginação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: O presente Relatório, elaborado no âmbito do Mestrado de Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo e Secundário, é referente à prática de ensino supervisionada desenvolvida na Escola Secundária da Portela, numa turma do 12º ano. O objetivo desta reflexão acolhe o Livro de Artista como ferramenta pedagógica, promotor do desenvolvimento de competências de imaginação e de criatividade. A problemática escolhida neste projeto teve em conta o contexto educativo envolvente, uma vez que os alunos apresentavam frágeis competências criativas e um imaginário limitado. Dedicadas à agilização do pensamento criativo, as primeiras aulas efetuaram-se com o intuito de estimular aptidões criativas de fluidez, flexibilidade, originalidade e elaboração, de modo a facilitar as fases de concetualização e realização dos trabalhos dos alunos. Como estratégias de ensino teve-se em conta a aproximação ao mundo dos livros, a realização de visitas de estudo, o contacto direto com obras de arte relevantes, a utilização de um blogue de apoio, a utilização de materiais e suportes diversificados para as produções plásticas e a reflexão em grupo sobre o processo e os resultados dos trabalhos desenvolvidos.
This report, produced within the scope of the Masters degree in Art Education refers to the supervised teaching internship carried out with a 12th grade class at Portela Secondary School. The main aim of this reflection welcomes the Artist’s Book as a pedagogic tool, enabling the development of imagination and creativity skills. The chosen theme for this project was taken into account due to the educational environment, as the students’ creative skills and imagination were found to be quite weak and limited. The first classes were dedicated to streamlining creative thinking, with the intent to foster creative aptitudes such as fluidity, flexibility, originality and development, which the students would use both in the conceptualization stage as well as in the execution stage. The teaching strategies kept in mind were the convergence towards the world of books, field trips in which direct contact with relevant art works was sought out, the use of a supplementary online blog, the use of diverse materials and mediums for the final pieces and group reflection about the developed works.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Tese de mestrado, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7389
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000651433
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulsd063420_tm_tese.pdf2,93 MBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo1.pdf30,44 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo2_01.pdf4,16 MBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo2_02.pdf11,35 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo2_03.pdf59,49 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo4_01.pdf11,55 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo4_02.pdf7,35 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo5.pdf243,43 kBAdobe PDFView/Open
ulsd063420_tm_anexo6.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia