Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7516
Título: Quatro passos para a escrita
Autor: Cardoso, Mário Pacheco, 1981-
Orientador: Grigg, Thomas Joe
Palavras-chave: Língua inglesa
Língua alemã
Estudo e ensino
os da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a utilização de uma estratégia, “Quatro Passos para a Escrita”, baseada no livro How to Teach Writing de Jeremy Harmer (2004), que envolve um processo com quatro etapas: planificação, primeira versão, edição e versão final. Esta estratégia foi aplicada a uma turma de sétimo ano, no âmbito de língua estrangeira, na disciplina de Inglês. Durante cinco aulas de noventa minutos, foi trabalhada cada etapa do processo, tendo sido na última sessão aplicado o método na íntegra. O nível inicial dos trabalhos escritos denotava uma enorme simplicidade e semelhança entre os diferentes tipos de texto pedidos. Os resultados obtidos justificam a sua utilização, uma vez que é notória a evolução do material recolhido, não só ao nível da extensão, como de conteúdo e organização. Em conclusão, salienta-se o maior ânimo dos alunos na realização deste tipo de tarefas, uma vez que adquirem ferramentas que os ajudam na sua concretização.
This paper’s aim was the use of a strategy, “Four Steps to Writing”, based on Jeremy Harmer’s book How to Teach Writing (2004), which involves a four-stage process: planning, first version, editing and final version. This strategy was applied to a seventh grade class, in English as a foreign language. During five ninety-minute lessons, each stage was developed and then fully performed in the last session. The first texts to be collected were very simple and similar among different given tasks. The results justify the regular use of this strategy, since the improvement of the texts was noticeable in terms of length, content and organisation. In conclusion, the students’ enthusiasm performing these kinds of tasks is highlighted, since they are given a strategy which helps them to better prepare for and perform writing tasks.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Inglês e Alemão, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7516
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie040186_tm.pdf12,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.