Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7518
Título: Compreensão e pensamento crítico na aprendizagem da economia (numa turma do 11º ano)
Autor: Rosete, Cláudia Maria Sapinho Marques dos Santos, 1971-
Orientador: Curado, Ana Paula, 1952-
Palavras-chave: Ensino da economia
Aprendizagem
Pensamento crítico
Estratégias de aprendizagem
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este relatório, cujo tema é “Promover a compreensão e o pensamento crítico na aprendizagem da Economia (numa turma do 11.º ano), tem como objetivo apresentar os resultados da investigação produzida numa turma do curso de Ciências Socioeconómicas, da Escola Anselmo de Andrade, em Almada, sobre estratégias promotoras da compreensão e do pensamento crítico na aprendizagem da Economia A. A metodologia utilizada assumiu uma natureza qualitativa, privilegiando a perspetiva interpretativa, com recurso à pesquisa/análise documental, à entrevista semi-diretiva conjunta aos professores-pares, ao questionário aos alunos e à observação direta, como técnicas de recolha de dados. Com este trabalho pretendeu-se avaliar a pertinência do uso inter-relacionado da exposição interativa, da discussão, da elaboração de esquemas-síntese, do trabalho a pares, da pesquisa orientada e da realização de atividades sistematizadas em fichas, todas focadas no aluno, com o objetivo da promoção da compreensão e do pensamento crítico nos alunos, inscritas no que a literatura designa por “Ensino Crítico”. A investigação permitiu concluir que é necessário aprofundar o estudo das estratégias promotoras da compreensão e do pensamento crítico nos alunos, bem como dos recursos didáticos adequados à sua concretização. E, também, que este tipo de ensino colhe o interesse dos alunos.
The present report, whose subject is “Promoting Understanding and critical thinking Insight and Critical Thought When Teaching Economy” (on an 11th grade class) aims to present the results of the investigation carried out on a Socioeconomics class in Escola Anselmo de Andrade, Almada, about teaching strategies to promote insight and critical thought when learning the subject of Economics A. Methodology assumed a qualitative nature, favouring the interpretative focus, drawing, as data-gathering techniques, upon documental research/analysis, semi-directive interviews applied to peers, questionnaires to students and direct observation. This research sought to ascertain the relevance of the interconnected use of interactive allocution, discussion, elaboration of schematic synthesis, pair-work, oriented research and tasks systematized in written exercises, all of which focused on the student, aiming to promote insight and critical thought, and belonging to what theory labels as “Critical Teaching”. Results allowed to concluding that it is necessary to further enhance the study of strategies promoting the student’s insight and critical thought, as well as didactic resources fitting their implementation. It also showed that this kind of teaching is able to conquer secondary students’s interest.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7518
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