Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7535
Título: Ensino de base de dados através da aprendizagem baseada em problemas
Autor: Gregório, Ana Lúcia da Costa, 1984-
Orientador: Chagas, Isabel, 1952-
Palavras-chave: Ensino da informática
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: No presente relatório descreve-se a experiência de prática de ensino supervisionada, no âmbito da unidade curricular Introdução à Prática Profissional IV – Informática, do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. A intervenção ocorreu na Escola Secundária da Portela, em Lisboa, numa turma de 10º Ano com 23 alunos, 18 rapazes e 5 raparigas, sendo a média de idades da turma, 16 anos, do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. A prática e observação foram realizadas na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no módulo, Gestão de Base de Dados. Tendo como referência os objetivos da disciplina TIC centrados na autonomia, responsabilidade e espírito crítico e no desenvolvimento de hábitos de trabalho de equipa, entre outros, optou-se por seguir a Aprendizagem Baseada em Problemas (APB) como metodologia de ensino e aprendizagem, atendendo às suas potencialidades, referidas na literatura da especialidade, no desenvolvimento daquelas competências. Consequentemente enunciou-se como problema orientador desta intervenção “Qual o contributo da ABP na promoção da participação dos alunos e no seu desempenho?” Os resultados obtidos apontam para a ABP como metodologia adequada aos alunos em estudo, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias para o seu presente e para o seu futuro.
In this report it is described the experience of supervised teaching practice within the course Introduction to Professional Practice IV - Computer Science, Master in Teaching Computer Science from the University of Lisbon. The intervention occurred in a secondary school in Lisbon, in a class of 10 year students, with 23 students and eighteen students were male and five female, a mean age of the group was 16 years, of the Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva (Professional of Technical Support Sports Management Program). The practice and observation were conducted in the discipline of Information and Communication Technologies (ICT), in the module Data Base Management. Having in mind the objectives of the ICT discipline focused on autonomy, responsibility, critical thinking, and the development of teamwork habits, among others, it was chosen to apply Problem-Based Learning (PBL) as a method of teaching and learning, according to its potential, referred to in the literature, to contribute to the development of those skills. Consequently the following problem "What is the contribution of PBL in promoting student participation and performance?" was stated as a guideline for the intervention. The results point to the PBL as a methodology to students in study and contributed to the development of skills for your present and your future.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7535
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie040162_tm.pdf2,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.