Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7537
Título: Utilização de robótica educativa no ensino de linguagens de programação a alunos do ensino secundário
Autor: Gonçalves, Filipe Duarte da Conceição Gago, 1978-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Linguagens de programação
Robótica
Didáctica
Avaliação dos alunos
Ensino secundário (10º ano)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Esta intervenção consiste em lecionar cinco aulas da disciplina de Linguagens de Programação a uma turma de 10º ano de um curso profissional de Informática e Gestão, no fim do módulo três - Estruturas de controlo. Tendo em vista uma adequada preparação, caraterizámos, primeiramente, o contexto da nossa intervenção, ou seja, a escola, turma e a disciplina a lecionar. Consequentemente, definimos o tema da nossa intervenção - A utilização de Robótica Educativa no ensino da programação - e o respetivo enquadramento científico e didático. Neste último baseámo-nos na metodologia Problem Based Learning - aprender resolvendo problemas propostos – através de a realização de uma luta de sumo entre robôs. Optámos, também, por uma avaliação formativa e qualitativa dos alunos. Tendo em conta que a esta intervenção encontra-se, simultaneamente, associada uma vertente investigativa, procurámos também responder à problemática - “A utilização de robótica, numa turma profissional de 10.º ano, durante o período de cinco aulas, beneficia o ensino de estruturas de repetição?”. Para o efeito, conduzimos, na última sessão, uma entrevista aos alunos com o objetivo de verificar se estes aplicavam o conceito de ciclo enquanto relatavam a sua experiencia na intervenção. Esta entrevista foi, entretanto analisada de forma categorial. Por fim, tecemos também algumas considerações pessoais sobre a intervenção e a respectiva vertente investigativa.
This intervention consists of teaching five lessons of the discipline Programming Languages to a class of 10th year students of the professional Computing and Management course at the end of the third module – Control Structures. In order to be adequately prepared, we characterized, in the first place, the context of our intervention, i.e., school, classroom, discipline and teaching methods. Consequently, we defined the theme of our intervention - Using Educational Robotics in the teaching of programming - and the educational and scientific framework. In the latter we relied on the method of Problem Based Learning - learning by solving presented problems - through the promotion of a sumo wrestling combat between robots. We also decided to conduct a qualitative and formative evaluation of students. Given the fact that this intervention also has an investigative component, we tried to answer the following question - "Does, the usage of robots, when teaching a professional class of 10th year students for five classes, benefit the teaching of repetition structures?” To answer it, in the last session, we conducted an interview to the students in order to verify if they had applied the concept of cycle when they were reporting their experience of the intervention. This interview was categorically analyzed in this report. Finally, we also reflected, from our point of view, about the intervention and its investigative aspects.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7537
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie040197_tm.pdf3,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.