Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7544
Título: Certificação de uma empresa de formação profissional
Autor: Patrício, Cátia Ludmila da Fonseca Madeira, 1976-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Formação profissional
Certificação
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização de Formação de Adultos, tem como objectivo geral proporcionar um processo de autoformação centrado num novo desafio na área da educação – a formação profissional, visando em seguida descrever e formalizar o processo de certificação da empresa da qual sou responsável. O projecto reflecte sobre a educação, os seus paradigmas e a sua aplicabilidade, acompanhando várias das alterações que as mutações dos tempos têm fomentado. Além disso, consiste numa análise crítica do percurso de vida de uma professora/formadora e na sua vontade de fazer uso de práticas pedagógicas distintas, de modo a enriquecer-se e a chegar efectivamente aos seus alunos/formandos. Aliado a estes aspectos, surge, também, a formação profissional, a sua especificidade, a sua eficácia e a sua implementação numa época em que o mercado de trabalho sofreu profundas alterações. A preparação de toda a documentação legal, a elaboração dos questionários a desenvolver nas instituições e a análise dos mesmos permite especificar as áreas de formação a desenvolver, como forma de diversificar as atividades da empresa. Todos estes materiais culminam num processo que visa obter a certificação da empresa, pela entidade competente. Com este trabalho de projecto conclui-se as áreas de formação a desenvolver pela empresa, de modo a poder elaborar os seus planos de formação adequados às necessidades dos potenciais clientes, algo possível porque os objectivos específicos, de forma complementar e conjunta, contribuem para atingir o objectivo geral.
This project work, written in order to obtain the masters’ degree in Educational Science, specialization in the area of training adults, aims to provide a process of self-formation focused on a new challenge in education - professional training, aiming further at describing and formalising the process of certification of the company for which I am responsible. The project reflects upon education, its paradigms and its applications, following several of the changes that time has brought about. This project is also a critical analysis on the course of life of a teacher/trainer and her desire to use different teaching practices in order to enrich herself and also to effectively reach her students/trainees. In addition to these, there is also the professional training, its specific aspects, its effectiveness and implementation at a time when the labour market has undergone deep changes. The preparation of all legal documentation, the questionnaires to apply to the institutions and their analysis allow us to specify the areas of training to develop as a way to diversify the company's activities. All these materials culminate in a process that aims to achieve the certification of the company by the official entities. From the outcome of this project work we conclude which are the training areas to develop in order to prepare a suitable training plan to the needs of our future customers. This is only possible because the specific goals complement each other and work together to achieve the main goal.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7544
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042862_tm.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.