Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7546
Título: O contributo de uma proposta didática de inclusão no 1º CEB : um estudo de caso
Autor: Costa, Tânia Cristina Oliveira, 1981-
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Freire, Sofia
Palavras-chave: Educação especial - Portugal
Necessidades educativas especiais
Supervisão
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Construir uma escola para todos os alunos, onde estes possam interagir com os seus pares e ser elementos ativos da comunidade de aprendizagem, é um dos maiores desafios que enfrenta a Educação, atualmente. Tendo em conta que a inclusão é uma inevitabilidade no sistema educativo atual e que esta é uma ação deveras complexa, a grande questão que se coloca é saber como facilitar o processo de inclusão, criando situações que favoreçam o desenvolvimento profissional dos professores. No quadro desta ideia, o nosso estudo procura, a partir da conceção e implementação de uma Proposta Didática (PD), compreender o processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE), no ensino regular, e analisar o seu contributo, na promoção de ambientes inclusivos, na colaboração entre os agentes educativos e na aprendizagem académica de todos os alunos envolvidos. Esta investigação visa ainda, apurar em que medida a inclusão reconhece na supervisão, conceitos que se inter-relacionam na prossecução de competências que promovam o desenvolvimento profissional docente. Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, o estudo de caso, de modo a estudarmos em profundidade todo o processo e contribuir para a produção de conhecimento capaz de gerar a melhoria das práticas educativas de inclusão. O estudo decorreu num Agrupamento de Escolas da Área Educativa da Grande Lisboa, no ano letivo 2010/2011, e incidiu numa turma do segundo ano de escolaridade, que inclui uma criança portadora de Síndrome de X-Frágil, sendo estes alunos a par das professoras de ensino regular e educação especial, os participantes do nosso estudo. A recolha de dados foi realizada ao longo de toda a investigação, através da observação naturalista e, entrevistas semi-estruturadas, a todos os participantes, antes, durante e após o processo de conceção e implementação da nossa proposta didática, dados que tratamos, posteriormente, recorrendo a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a proposta didática e o processo como foi concebida e implementada, fomentou a confiança, a participação, a discussão, a partilha, e encorajou o debate, a reflexão a articulação entre os docentes numa dinâmica ativa e colaborante.
To build a school for all students, where they can interact with their peers and be active elements in their learning community is one of the biggest challenges that Education faces nowadays. Being aware that inclusion is inevitable in the present educational system and that this is a very complex action, the big question that arises is to know how to facilitate the inclusion process, creating situations that favor the teacher’s professional development. In this background, our study tries, starting from the conception and implementation of a Didactical Proposal (DP), to understand the inclusion process of students with special needs in the regular education system and analyze it’s contribute in the promotion of inclusive environments, in the collaboration between the educational agents and in the academical learning of all students involved. This investigation also tries to check in what way inclusion recognizes itself in supervision, concepts that are connected in the prosecution of skills that promote the teacher’s professional development. We’ve adopted a qualitative methodology, case study, in order to allow us to deeply study all the process and contribute to the knowledge production concerning the improvement of the educational practices related to inclusion. This study took place in a School Cluster in Lisbon, in the year of 2010/2011, in a second grade class which includes a child with X-Fragile Syndrome, being this students as well as the regular and special education teachers our study participants. The data were collected throughout the investigation, through natural observation and semi-structured interviews to all participants before, during and after the conception and implementation process of our didactical proposal, data that were then treated recurring to content analyses. The results showed that the didactical proposal and the process through which it was conceived and implemented created trust, participation and sharing and it also encouraged reflexion and articulation between teachers in a active and collaborative dynamic. It also contributed to the effective inclusion of the Special Needs student and promoted the academical learning of the whole group.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7546
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