Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7547
Título: Utilização de tecnologia web 2.0 na aprendizagem autónoma de multimédia
Autor: Albano, Nuno José de Almeida, 1966-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: E-learning
Web 2.0
Investigação-acção
Multimédia
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A evolução da sociedade no sentido da utilização intensiva de tecnologias de comunicação à distância, bem como de meios audiovisuais, veio questionar os paradigmas de ensino tradicional. Assim, os recursos produzidos através de tecnologias Web 2.0, as plataformas de aprendizagem ou Learning Management System, as modalidades de ensino através de regimes de e-learning ou a crescente autonomia dos alunos e dos seus percursos, representam oportunidades a desenvolver, embora ainda insuficientemente estudadas. Na Escola Secundária Marquês de Pombal, instituição centenária, a comunidade escolar debate-se com desafios de implementação de novas modalidades de ensino assentes nestas vertentes tecnológicas, procurando este estudo responder às questões concretas levantadas, através de uma metodologia de Investigação-Ação. Os participantes deste estudo, professores e alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia ou do Curso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação em Informática, sendo este último em regime pós-laboral, frequentaram cinco blocos de aprendizagem de multimédia, desenvolvidos numa perspetiva de e-learning e de utilização intensiva de materiais Web 2.0. Os professores participantes foram adequando os recursos fornecidos e as tarefas propostas às necessidades manifestadas pelos alunos, numa evolução continuada. Este processo, característico duma Investigação-Ação, permitiu verificar a adequação da oferta disponibilizada num ambiente de implementação real duma comunidade de aprendizagem. O recurso a observação de aulas, questionários e entrevistas de grupo, possibilitou a tomada de conclusões sobre a satisfação dos participantes e dos resultados obtidos.
The evolution of society towards the intensive use of distance communication technologies as well as media products challenges the paradigms of traditional education. Thus, the resources produced by Web 2.0 technologies, learning management systems, teaching through e-learning and the increasing autonomy of the students, represents an opportunity to develop new ways of learning, yet insufficiently studied. In the Escola Secundária Marquês de Pombal, a century-old institution, the school community is faced with challenges of implementing new modalities of teaching based on these technological aspects, so this study is seeking to answer the questions raised, using an Research-Action methodology. The participants in this study, teachers and students of Curso Profissional de Técnico de Multimédia and Curso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação em Informática, being the latter in post-labor regime, attended five blocks of multimedia learning, with strong use of e-learning and Web 2.0 materials. The participating teachers adapted, in a evolutive manner, the resources provided and the tasks proposed to the needs expressed by students. This process, characteristic of Research-Action, showed the adequacy of supplied resources and tasks to a real learning environment. The use of classroom observations, questionnaires and focus-group interviews, allowed taking conclusions from the results obtained and the participant satisfaction.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7547
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