Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7564
Título: CEF sucesso ou utopia?
Autor: Fernandes, Eva Paula Rodrigues, 1957-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Insucesso escolar
Abandono escolar
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo resultou de um trabalho de projeto desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação Formação de Adultos e Jovens Pouco Escolarizados e tem como objetivo geral, a constituição de um espaço e um tempo de autoformação, apoiado em três objetivos específicos: a elaboração de uma narrativa biográfica centrada no percurso profissional, a elaboração de um discurso sobre o Campo da Educação de Adultos, através de elementos teóricos de referência e por último a elaboração de um diagnóstico e uma proposta de intervenção, através de uma incursão empírica, centrada num domínio de atividade profissional. A narrativa biográfica relata os acontecimentos marcantes ao longo da vida e as suas repercussões na formação atual, de professora/formadora. O segundo capítulo contextualiza a Educação de Adultos, e as suas repercussões na educação de jovens, no prisma de vários autores consagrados nesta temática, por último a incursão empírica que analisa a organização e o funcionamento dos Cursos de Educação e Formação, assim como, a análise da perceção dos alunos envolvidos.
Cette étude est le résultat d´un travail de projet développ é pour la Maîtrise en Sciences de l´Education Formation de Adultes et Jeunes peu scolarisés et a comme objectif la construction d´un espace et d´un temps pour se former, avec l´appui de trois objectifs spécifiques: l´élaboration d´une narrative biographique centrée sur un parcours profissionnel, l´élaboration d´un discours sur l´Education des Adultes, à travers des éléments théoriques et pour finir l´élaboration d´une proposition d´intervention à travers l´étude d´un cas spécifique dans une école. La narrative biographique se relacionne avec les moments marcants, au long de la vie et ses répercutions dans la vie professionnelle. Le deuxième chapitre,aborde l´Education des Adultes, à partir de la perception de différents auteurs, pour finir nous irons analyser l´organisation et le fonctionnement d´un cours d´éducation et formation, ainsi que la perception des élèves qui l´ont fréquenté.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7564
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042871_tm.pdf453,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.