Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7571
Título: A avaliação no ensino pré escolar : das concepções às práticas do educador de infância
Autor: Fonseca, Maria João Oliveira, 1974-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Avaliação em educação - Portugal
Educação pré-escolar - Portugal
Educadores de infância
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Considerando a relevância da prática avaliativa na educação pré escolar, a presente investigação pretendeu estudar como três educadoras de uma Instituição de solidariedade social entendem e operacionalizam nas suas práticas pedagógicas o conceito de avaliação neste nível de ensino. Devido à natureza do estudo e das questões da investigação, optámos por um estudo de caso de cariz interpretativo, através de uma abordagem qualitativa, baseada em entrevistas e análise documental. Mediante a análise de conteúdo podemos afirmar que as três educadoras participantes no estudo utilizam a avaliação formativa na sua vertente de diagnóstico e fazem algumas referências à função reguladora da avaliação. Apresentam a avaliação que praticam como um forte contributo para a reformulação das suas práticas pedagógicas. Consideram relevante a participação das crianças na sua avaliação bem como a implicação da família no processo. As três educadoras valorizam a comunicação como um aspeto importante da avaliação pois consideram que através desta se podem obter informações importantes à compreensão das necessidades e dos interesses das crianças, facilitando uma aprendizagem mais significativa. Com a discussão em grupo, a criança questiona-se e questiona os seus pares e, em conjunto, encontram a solução para os seus problemas. Embora existam documentos de avaliação aprovados pela direção da escola, estes não têm um carácter obrigatório, acabando por não ser utilizados nem adaptados pelas educadoras que acabam por não aproveitar convenientemente as potencialidades da avaliação nas suas diferentes vertentes.
Considering the importance of the evaluation practice in the preschool education, this research aims to study how three different teachers of a Social solidarity Institution understand and operationalize in their pedagogical methods the concept of evaluation in this level of education. Due to the nature of the study and the specifics of this investigation, we chose a case study of interpretive nature, through a qualitative approach, based on interviews and documentary analysis. Through content analysis we can say that the three preschool teachers who were part of this study use formative assessment on its diagnosis strand and use some references to the evaluation regulatory function. They present the evaluation practicing as a strong contribution to the reformulation of their teaching practices and consider relevant children’s participation in their assessment as well as the engagement of the family in the process. The three preschool teachers value the communication as an important aspect of the evaluation process, since they consider that through this they can achieve important information that leads to the perception of the children’s needs and interests, making a more meaningful learning. Through the group discussion, the children asks more questions to themselves and to their peers and together find the solution for their problems Although there are many documents certified by the school principal, they are not considered mandatory, eventually not used nor adapted by the teachers who end up not taking advantage of the potential of the evaluation practice in its different aspects.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7571
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