Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7584
Título: A língua estrangeira no processo de reconhecimento de adquiridos esperienciais de nível secundário
Autor: Rodrigues, Diana Alexandra Coelho Pereira, 1975-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O trabalho de projecto aqui apresentado, insere-­‐se no Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Formação de Adultos, e incide na reflexão crítica sobre A Língua Estrangeira no Processo de Reconhecimento de Adquiridos Experienciais de Nível Secundário. A presente investigação é composta por três partes capítulos. No primeiro capítulo, realizou-­‐se um enquadramento teórico da educação de adultos, destacando movimentos históricos e contributos de autores que contribuíram para este campo. O segundo capítulo visa a “minha narrativa autobiográfica”, uma análise reflexiva da minha experiência profissional, em que se faz uma abordagem aos momentos-­‐chave da minha carreira profissional, com objectivo de procurar dar resposta à forma como me tornei na pessoa que sou e como me formei, como processo de consciencialização do trabalho que desenvolvo na área da educação de adultos. No terceiro capítulo é efectuado uma incursão empírica sobre a prática profissional, um estudo de caso centrado na aferição da Língua Estrangeira no Processo de Reconhecimento de Adquiridos Experienciais de Nível Secundário. Este estudo permitiu colocar em evidência a problemática da validação da Língua Estrangeira por parte dos adultos no Centro Novas Oportunidades.
Die hier vorgestellte Projektarbeit, integriert im Master Wissenschaftsbildung, im Fachbereich Erwachsenenausbildung, fügt sich in die rezensierische Betrachtung über die ausländische Sprache im Erkennungsprozess der Erwerbererfahrung im Sekundarbereich ein. Die vorhandene Forschung teilt sich in fünf Kapiteln ein. Im ersten Kapitel werden theoretische Hintergründe im Rahmen der Erwachsenenbildung aufgeführt, herausgestellt werden historische Momente und Beitragungen von Autoren, die in diesem Bereich mitgewirkt haben. Der zweite Kapitel bezieht sich auf “meine autobiografische Erzählung”, eine reflexive Betrachtung über meine profissionelle Erfahrung, angesprochen werden die entscheidenden Momente meiner profissionellen Karriere, mit dem Ziel, Antworten zu suchen, die aus mir die Person gemacht haben, die ich jetzt bin und wie ich mich gebildet habe, in einem Arbeitsbewusstseinprozess, den ich in der Erwachsenenbildung entwickle. Der dritte Kapitel ist eine empirische Studie über die profissionele Ausübung, ein Studienfall, der sich auf die Anerkennung der ausländischen Sprache im Erkennungsprozess der Erwerbererfahrung im Sekundarbereich bezieht. Diese Studie zeigt die Validationsproblematik der Erwachsenen in einer ausländischen Sprache im Centro Novas Oportunidades.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7584
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042893_tm.pdf4,19 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.