Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7585
Título: A contribuição dos cursos de especialização tecnológica para a construção de percursos profissionais
Autor: Sanches, Graciette da Luz, 1966-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Ensino profissional - Portugal
Aprendizagem ao longo da vida
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Neste trabalho de projeto, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências de Educação, estudou-se a implementação, o desenvolvimento e o enquadramento legislativo dos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) em Portugal e como estes têm contribuído para a qualificação da população jovem e adulta portuguesa. No contexto nacional, o défice de qualificação dos quadros intermédios da população ativa, o desfasamento entre a formação inicial obtida ao nível do ensino secundário e a necessidade de maior competitividade no tecido social e económico do país têm justificado a pertinência de um maior investimento na formação profissional, em particular a nível do ensino pós-secundário, não superior. Perante estes múltiplos desafios, as Escolas do Turismo de Portugal, I.P., têm vindo a abraçar a iniciativa de implementar na sua rede escolar um leque alargado de ofertas formativas, promovendo os Cursos de Especialização Tecnológica com vista à aquisição de novos conhecimentos e competências por parte de jovens e adultos, necessários para dar resposta aos desafios de empregabilidade e da aprendizagem ao longo da vida. É neste contexto que se insere o presente estudo que procurou ir ao encontro da relevância educativa e profissional dos CET ao conhecer e estudar o percurso formativo dos seus formandos, identificar os pontos fortes e os domínios a melhorar desta oferta formativa e propor sugestões de melhoria nesta modalidade de formação profissional. Com base na análise documental e nos resultados obtidos, conclui-se que os CET se revestem de primordial importância uma vez que se encontra subjacente a necessidade de aumentar as aptidões e qualificações, permitindo aos adultos com níveis de formação intermédios e/ou experiência profissional o regresso ao sistema de ensino e formação e constituindo para os jovens, uma alternativa profissionalizante de prosseguimento de estudos e de entrada no mercado de trabalho, incentivando a criação de novas oportunidades.
En este trabajo de proyecto, realizado en el ámbito del Máster en Ciencias de la Educación, se ha estudiado la implantación, el desarrollo y el encuadramiento legislativo de los Cursos de Especialización Tecnológica (CET) en Portugal y cómo éstos han contribuido para la cualificación de la población joven y adulta portuguesa. En el contexto nacional, el déficit de cualificación de los cuadros intermedios de la población ativa, el desfase entre la formación inicial obtenida al nivel de la enseñanza secundaria y la necesidad de mayor competitividad en el tejido social y económico del país han justificado la necesidad de una mayor inversión en la formación profesional, en particular al nivel de la enseñanza pos-secundaria, no universitaria. Frente a estos múltiples desafíos, las Escuelas de turismo de Portugal, I.P., han adotado la iniciativa de poner en marcha en su red escolar un gran abanico de ofertas formativas, promoviendo los Cursos de Especialización Tecnológica con el objetivo de dotar, tanto a jóvenes como a adultos, de nuevos conocimientos y competencias necesarios para dar respuesta a los desafíos de empleabilidad y de aprendizaje a lo largo de la vida. Es en este contexto que se encuadra este estudio, que ha buscado demostrar la relevancia educativa y profesional de los CET, al conocer y estudiar el recorrido formativo de las personas en formación, al identificar los puntos fuertes y los dominios a mejorar de esta oferta formativa y al proponer sugerencias de mejora en esta modalidad de formación profesional. Teniendo como base el análisis documental y los resultados obtenidos, se concluye que los CET se revisten de una importancia primordial dado que se encuentra subyacente la necesidad de aumentar el rendimiento y las cualificaciones, permitiendo a los adultos con niveles de formación intermedios y/o experiencia profesional el regreso al sistema de enseñanza y formación y constituyendo para los jóvenes, una alternativa profesionalizada de continuidad de sus estudios y de la entrada en el mercado de trabajo, incentivando a la creación de nuevas oportunidades.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7585
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