Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7586
Título: Tutoria : um caminho possível para o sucesso escolar
Autor: Lourenço, Lucinda Fernandes, 1962-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Tutores e tutoria (Educação)
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A assunção de que o conhecimento escolar é por si só a aprendizagem necessária e indelével da vida, distancia-se das novas abordagens de aprendizagem pela vida que associam a experiência pessoal reflexiva à formação. Desde que nascemos, desenvolvemos a perceção de tudo aquilo que nos rodeia e formulamos as nossas próprias aprendizagens e significações. Serão essas significações que nos percursos de vida de cada ser humano, assumirão, particular relevância na forma como desenvolverão o seu percurso e aplicarão os seus “vividos” no desenvolvimento da sua identidade como ser social e profissional. Somos aquilo que vivemos. Caberá à escola legitimar essas experiencias e erguer novas estruturas de aprendizagem que valorizem esses saberes, conduzindo a uma espiral que permita atingir outros patamares do saber. O que fazemos é o reflexo do que aprendemos, desaprendemos e voltámos a aprender. Assume assim, particular importância o momento de reflexão sobre cada momento da nossa vida, pois será dessa reflexão que criaremos em nós as condições para enfrentar novos caminhos e entender os já percorridos. Da escola se espera que responda aos desafios da diversidade de público que a frequenta e responda aos fenómenos sociais que nas últimas décadas têm atravessado a sociedade e que transpuseram os seus muros. Estes requerem da escola uma maior sensibilização e adequação às necessidades individuais dos alunos. Caber-lhe-á agir rápida e adequadamente, para que que seja possível a anulação de fatores que poderão direcionar para a exclusão escolar e consequentemente para a exclusão social muitos dos que, por alguma razão, não se revêm na sua forma de ensinar. O acompanhamento tutorial poderá, de alguma forma, ser um caminho que permita minimizar as desigualdades em contexto escolar e traçar caminhos e alternativas futuras.
L'hypothèse que les savoirs scolaires sont eux, et seulement eux, nécessaire à un apprentissage, s´éloigne des nouvelles approches d'apprentissage par expérience personnelle impliquant une formation réflexive. Dès la naissance, nous développons la perception de tout ce qui nous entoure et formulons nos apprentissages en leur donnant un significat. Les différents apprentissages sont faits dès la première enfance, ce qui nous permettra de développer une identité à un niveau social et professionnel. Nous sommes ce que nous avons vécu. L'école devra valider les expériences individuelles et construire de nouvelles structures qui puissent favoriser l'apprentissage, de manière à obtenir une spirale pour atteindre de nouvelles connaissances. Ce que nous faisons est un reflet de ce que nous apprenons, de ce que nos oublions et de ce que nous irons de nouveau apprendre. C’est ainsi, particulièrement important d’analyser chaque moment de notre vie, car c’est à partir de cette analyse et réflexion que nous aurons acquis les conditions nécessaires à de nouveaux défis d’apprentissages, ainsi qu’à comprendre ceux que nous avons déjà réalisés. Les phénomènes sociaux, que dans les dernières décennies, ont traversés la société et qui ont transposés les murs de l'école, exigent à l’école une plus grande sensibilisation et adaptation aux besoins individuels des élèves. À l'école sera demandée d'agir rapidement et de façon appropriée, afin d'annuler les facteurs qui peuvent conduire à l'exclusion scolaire et ainsi à l'exclusion sociale de ceux qui ne se revoient pas dans la façon d’enseigner de l’école. La protection tutélaire peut permettre minimiser les inégalités, dans le contexte scolaire, dessinant un nouveau parcours pour les élèves.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7586
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