Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7602
Título: Alfabetização : um percurso dos adultos na leitura do mundo
Autor: Ferreira, Joana Filipa Duarte, 1988-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Alfabetização - Portugal
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Formação de Adultos, e resulta do estágio curricular que teve lugar no K’CIDADE – Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano, promovido pela Fundação Aga Khan, na Alta de Lisboa. A intervenção ocorreu no eixo da Empregabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida, tendo como objectivo principal o acompanhamento e monitorização do projecto de Alfabetização de Adultos desenvolvido pelo Programa K’CIDADE em parceria com o Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, a Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha e a Associação Desportiva da Alta de Lisboa. O projecto de alfabetização apresenta duas modalidades: duas turmas de alfabetização, leccionadas por um formador voluntário e duas turmas inseridas no Programa de Formação Competências Básicas. Paralelamente, existiu a participação em diversas outras actividades e tarefas, sendo que a mais relevante foi a realização de uma consulta à população, organizações e empresas sobre percepções qualitativas de empregabilidade e, ainda o apoio à planificação, implementação e acompanhamento do projecto Passaporte para a Empregabilidade – Programa de Enriquecimento Pessoal. O percurso de estágio e o presente relatório fundamentam-se em diversos elementos teóricos, nomeadamente nos contributos de Rui Canário e Paulo Freire relativamente aos subconjuntos da Educação de Adultos e ao método de alfabetização de adultos. O percurso efectuado ao longo do estágio permitiu, particularmente, desenvolver competências pessoais e profissionais, consolidando diversos saberes adquiridos ao longo do Mestrado, principalmente no que às práticas de Educação de Adultos e à temática do Desenvolvimento Local diz respeito.
This report takes place in the scope of the Master’s degree of Science in Education, specializing in Adult Education, and it is the result of academic training in K'CIDADE – Urban and Communitarian Development Program, created by the Aga Khan Foundation in Alta de Lisboa. The intervention occurred in the area of Employability and Lifelong Learning, with the main objective of tracking and monitoring a project of Adult Literacy developed by the Program K'CIDADE with the High Group of Schools Lumiar, the Associação de Moradores do Bairro da Cruz Vermelha and União Desportiva da Alta de Lisboa. The literacy project present two aspects: two classes taught by a volunteer trainer and two more classes from Basic Skills Training Program. At the same time, there was a participation in various other activities and tasks, but the most important one was the realization of questionnaires to the population, organizations and companies on qualitative perceptions of employability. There was also given support to planning, implementation and monitoring of the employability project Passaport – Personal Enrichment Program. This report is based on various theoretical elements, including the contributions of Rui Canário and Paulo Freire about adult education and adult literacy method. The course accomplished during academic training allowed the development of personal and professional skills, consolidating the learnings acquired during the Master’s degree, especially in the thematic of Adult Education and Local Development.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7602
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042897_tm.pdf9,59 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.