Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7603
Título: Ao encontro da matemática : a perceção da matemática do quotidiano com as TIC
Autor: Freire, Aurélia Maria de Oliveira, 1961-
Orientador: Jorge, Idalina Ferreira Martins Pereira Guerreiro, 1952-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Didáctica da matemática
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Sendo a Matemática para a Vida (MV) uma das áreas de competência que integram o Referencial de Competências Chave (RCC), importa desenvolver e ativar no adulto do Centro de Novas Oportunidades (CNO) o gosto por esta área, através de uma consciencialização dos saberes adquiridos e experienciais. Dadas as dificuldades que os adultos apresentam na inclusão da Matemática na sua História de Vida, pareceu interessante desenvolver um mecanismo facilitador para lhes mostrar exemplos onde se pode encontrar a Matemática e promover ativamente o seu uso no dia a dia, com o objetivo de conseguir que os adultos possam evidenciar as competências referidas no RCC, com maior facilidade. Através do Projeto “Ao Encontro da Matemática, A Perceção da Matemática no Quotidiano com as TIC”, construímos um descodificador que nos permitisse aumentar a perceção da matemática e a descodificar as competências matemáticas na vida do adulto e verificar se existe transversalidade nas competências das TIC e da MV. Assim, foram recolhidos dados que permitiram construir um descodificador do referencial de competências; após esta primeira fase do projeto; este descodificador foi apresentado aos 22 adultos em duas sessões. O seu impacto foi analisado através dos excertos das suas Histórias de Vida e das grelhas finais de avaliação de competências. Os resultados permitiram-nos concluir que as TIC mostraram ser uma boa ferramenta para sensibilizar e aumentar a perceção da matemática por parte da população adulta, e concluímos que algumas competências das áreas de Matemática para a Vida e de TIC são transversais e podem ser atingidas em processos simultâneos, que se facilitam mutuamente. Emergiram alguns dados que nos levantam questões sobre a pertinência e a adequação de alguns critérios na avaliação da MV.
Mathematics for Life (ML) is one of the skills areas, which integrate the Portuguese Skills Referential Framework (SRF). Thus, one of the New Opportunities Centers’ (NOC) tasks is to develop and activate the adults’ basic mathematical skills and competences, in order to validate their skills and competences acquired in their professional, personal and social lives, making them aware of their experiential mathematical knowledge. Due to the difficulties revealed by these adults to include their mathematical knowledge in their Portfolios, a set of resources was developed, to facilitate and demonstrate mathematical knowledge with practical examples, derived from daily life. Using these resources, the adults could find practical mathematical evidence and actively promote their use in their everyday life, and thus, demonstrate their skills referred in SRF. The project "Meeting Mathematics: Perceived Mathematics in Daily Life with ICT ", a decoder was built to increase perceptions of mathematics, provide practical examples of how mathematics is part of everybody’s daily routines and verify if there are transversal competences and skills acquired through ICT and ML. Therefore, data were collected that allowed the construction of a referential skills’ decoder. After this first phase of the project, this decoder was presented to 22 adults in two sessions. The two sessions impact was evaluated through the adults Life Portfolios’ excerpts and through the referential’s standards. The results demonstrate that ITC were a good tool to raise the adults’ mathematical awareness. Furthermore, there was evidence that some competences and skills are transversal both in ML an ICT and can be developed simultaneously. The results also made us question the relevance and appropriateness of some criteria established in the National Referential to evaluate the adults’ skills and competences acquired through life experience.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7603
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