Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7605
Título: A consultoria num Agrupamento TEIP II : contributos para a compreensão do seu processo
Autor: Velho, Maria José Ruth, 1972-
Orientador: Sousa, Florbela
Palavras-chave: Trabalho colaborativo
Consultores de educação
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo procurou, por um lado, compreender e dar a conhecer a consultoria realizada por um perito externo num Agrupamento Vertical de Escolas TEIP II, situada num contexto desfavorecido no Algarve. Por outro lado, teve como objetivo, conhecer as funções desempenhadas por este perito, o modelo de assessoria adotado, e de que forma o trabalho cooperativo entre o consultor e o corpo docente é uma mais valia para o sucesso educativo. A análise e a apresentação dos resultados incidiram no Relatório de Avaliação Externa do Agrupamento e no desempenho profissional do consultor externo no processo dos resultados escolares. Neste estudo de caso recorreu-se à pesquisa e análise documental e à entrevista em que participaram dois coordenadores de departamento, um elemento da Direção, e uma consultora externa que exerce funções num Agrupamento TEIP II. Os resultados deram a conhecer algumas das funções desempenhadas pelo consultor externo neste Agrupamento, bem como o modelo de assessoria adotado que foi considerado como uma mais-valia para o trabalho colaborativo desenvolvido em parceria com o corpo docente. Também neste estudo foram mencionadas algumas estratégias inovadoras sugeridas por este perito no desempenho das suas funções. Na conclusão foi salientado o contributo da consultoria do perito externo neste Agrupamento TEIP II e justificado de que forma esta investigação contribuiu para a supervisão e orientação da prática profissional.
This study aimed, firstly, to understand and make known the consultancy carried out by an external expert in a School Cluster (AE), a TEIP II (Education Action Zone), located in a disadvantaged area in Algarve. On the other hand, it aimed to understand the role performed by this expert, the advisory model adopted, and how cooperative work between the consultant and the teaching staff was an asset to the educational success. The analysis and presentation of results focused on the External Assessment Report by the General Inspection of Education (IGE) and on the professional performance of the external consultant related with the process of school results. In this case study, the methodology focused on document analysis and the development of interviews with one member of the Direction, two Department coordinators and an external consultant who was placed in the School Cluster that was observed in this study. The results present some of the duties performed by the external consultant in this TEIP II, as well as the Consultancy model being adopted that became an asset for the collaborative work developed in partnership with the teaching staff. In this study, it was also mentioned some innovative strategies suggested by this expert in the performance of his duties. As a conclusion, it was emphasized the support of this external expert to the school and how this research can bring some contribution to the supervision and development of the teacher professional practice.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Supervisão e Orientação da Prática profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7605
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042895_tm.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.