Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7610
Título: O educador de adultos no processo de reconhecimento de adquiridos experienciais percursos singulares
Autor: Landeck, Ivo Rogério Amaral, 1971-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo insere‐se na área de investigação dos percursos de formação de adultos, concretamente dos atores cuja prática profissional se inscreve no universo do reconhecimento de adquiridos experienciais. O pressuposto principal no qual se inscreve este estudo assenta na ideia de que a formação é um processo de construção individual e, como tal, as experiências e vivências que marcam cada percurso estão intimamente relacionadas com os contextos onde cada vida em particular se vai construindo. Neste sentido, atribuise aos sujeitos um lugar central no seu processo formativo, uma das linhas de força nas atuais correntes da formação e intervenção no campo da educação de adultos. Assim se fundamenta a opção metodológica de analisar duas narrativas autobiográficas de educadores de adultos ligados ao contexto do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais, procurando‐se evidenciar a estrutura dos seus percursos de formação, assim como as dimensões que concorreram para os seus processos individuais de formação.
This study is part of a research area of adult training pathways, specifically those adults whose professional practice falls within the universe of recognition of acquired experiences. The main assumption on which this study is inscribed is based on the idea that training is an individual process. Experiences that mark each particular life are closely related with the different life contexts. In this sense, adults have a central place in his own formative process. This is one of the main lines of today’s adult education. So, we chose two RVC professional autobiographical narratives as the methodological option, seeking to show the life dimensions that were important to their own formative processes.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7610
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042915_tm.pdf544,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.