Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7611
Título: Uma experiência de formação técnica em BLearning com recurso a ferramentas da Web 2.0
Autor: Pereira, Filipe Miguel Fernandes Silva, 1980-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Ensino profissional - Portugal
Web 2.0
Educação à distância
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Em resultado da massificação da utilização das tecnologias da informação e comunicação pela sociedade, e em particular pelos jovens, torna-se inevitável aproveitar estes recursos e a motivação gerada em torno delas para fins educativos. A escola Gil Vicente, sede do agrupamento de Escolas Gil Vicente de Lisboa, onde decorreu este projeto possui ótimas instalações e equipamentos informáticos, pelo que se encontram reunidas todas as condições para se desenvolver um projeto desta natureza. Este projeto teve como objetivo conceber e avaliar um módulo, do curso profissional - Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, utilizando um sistema de ensino bLearning (misto de ensino presencial e à distância) com recurso a ferramentas web 2.0 e de comunicação. Constataram-se como resultados principais da experiência, o aumento do envolvimento dos alunos nas tarefas, a elevada taxa de aproveitamento e a flexibilidade de acesso aos recursos. Alguns aspetos que poderiam ser melhorados são o aumento do feedback escrito do professor nos blogues dos alunos e o incentivo duma maior reflexão crítica dos alunos sobre o seu trabalho.
As a result of the massification of the use of information and communication technologies by the society, and particularly by young people, it's inevitable to capitalize on those resources and the motivation generated by them for education purposes. The Gil Vicente school, home of the Lisbon Gil Vicente School Grouping, where this project has taken place has great facilities and computer equipment, meaning that all the necessary conditions for a project of this nature are gathered. This project aimed to design and evaluate a module of the Vocational Education for Computer Systems Programming and Management using a bLearning education system (mixture of classroom and distance teaching) using web 2.0 and communication tools. There were noted as the main results of this experiment the increase of the students involvment in the tasks, the high rate of sucess and the access flexibility to the resources. Some aspects that could have been improved are the increasing of the written feedback by the teacher on students' blogs and the encouragement of more critical thinking by the students over their work.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7611
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042907_tm.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.