Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7612
Título: Como promover a literacia no jardim de infância com o uso das TIC
Autor: Dominguez, Ana Cristina Caldeira Curião, 1963-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Educação pré-escolar - Portugal
Literacia
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este estudo baseou-se num conjunto de atividades que tinham como objetivo promover a literacia de alunos de jardim de infância com o uso das TIC. No que respeita às opções metodológicas, este trabalho, de natureza qualitativa e interpretativa, consiste numa investigação sobre a própria prática profissional da educadora-investigadora. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a análise das publicações no blogue; análise dos registos do Twitter; realização de entrevistas ( a crianças e a professores) e aplicação de questionários aos pais. A análise dos dados obtidos, seguiu os procedimentos recomendados para a análise de conteúdo. E para tal realizámos uma triangulação metodológica, tendo para isso recorrido a metodologias diversificadas como a observação participante, entrevistas, questionários e análise de documentos diversos. Este estudo consiste numa investigação sobre a própria prática da educadora/investigadora, centrado na promoção da literacia no Jardim de Infância com o uso das TIC . Com os resultados do estudo concluiu-se que o acesso à WEB promove a colaboração, a partilha, a imaginação e a criatividade, conseguindo por isso fazer emergir e promover os comportamentos necessários para a leitura e escrita através de um processo de socialização. A maioria das crianças participantes achou que o fato de construírem histórias colaborativas e por fazerem o reconto do dia no Twitter os deixou mais preparados para a primária. Uma vez que a noção de frase e a sua sequência lógica, já tinha sido interiorizada, tinham também bastante vocabulário, uma vez que a construção de histórias era um processo semanal. Do ponto de vista dos participantes envolvidos neste estudo, ambos acharam que o uso do blogue e do Twitter foi promotor da criatividade e da imaginação, fato que se repercutiu nas histórias que inventaram e até na argumentação diária. O uso da tecnologia também foi referido pelos próprios, como uma mais valia para a disseminação de resultados e envolvência no projeto de outros elementos "seguidores" do projeto. Em relação aos pais destes alunos, a maioria foi da opinião que todo o trabalho desenvolvido com os filhos potenciou as suas capacidades e preparou-os para um outro patamar. Conclui-se desta forma, que incluir as TIC numa sala de JI ajuda a promover a literacia. O computador e os materiais áudio visuais devem estar presentes em qualquer grau de ensino, sendo a internet é um veículo de comunicação , de partilha e de aprendizagem indispensável também para o JI. Investir na curiosidade dos alunos e fomentar o seu desejo de aprender, é um dos grandes desafios deste século. A literacia, a numeracia e a proficiência tecnológica têm que fazer parte do currículo do ensino pré escolar, ao lado de todas as outras áreas das expressões artísticas e motoras. Fazendo uso da criatividade usámos os blogues e o Twitter e integrámo-los no nosso dia a dia.
This study is an investigation into the actual practice of an educator / researcher, focused on promoting literacy in kindergarten through the use of ICT. With regard to methodological options, this study is qualitative and interpretive, it's a research on the educator/ resercher’s professional practice The instruments of data collection were used in the analysis of blog posts; analysis of records from Twitter; interviews (children and teachers) and questionnaires to parents. The data analysis followed the recommended procedures for content analysis. And for this we held methodological triangulation, taking it to appeal to diverse methodologies such as participant observation, interviews, questionnaires and analysis of various documents. This study was based on a set of activities that aimed to promote the literacy of students in kindergarten through the use of ICT. With the results of the study we concluded that access to WEB promotes collaboration, sharing, imagination and creativity, bringing out and promoting the necessary behaviors for reading and writing through a process of socialization. Most children participants felt that the fact of building collaborative stories and do the retelling of the day on Twitter left them better prepared for the primary school. From the perspective of the participants involved in this study, both found that the use of blog and twitter were promoters of creativity and imagination, fact that was reflected in the stories they invented and even in everyday reasoning. The use of technology has also been referred by themselves as an asset to the dissemination of project results and involvement in other elements of "followers" of the project. Regarding the parents of these students, the majority was of the opinion that all the work with the children potentiate their skills and prepared them to another level. The conclusion is thus that include ICT in a room KG helps promote literacy. The computer and audiovisual materials should be present in any level of education, and the internet is a vehicle for communication, sharing and learning also indispensable for KG. Investing in students' curiosity and stimulate their desire to learn, is one of the great challenges of this century. Literacy, numeracy and technological proficiency must be part of the curriculum of preschool education, alongside all other areas of artistic expression and motor. Making use of creativity we used blogs and twitter and integrated them in our daily lives.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7612
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042917_tm.pdf3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.