Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7613
Título: Que motivos levam à escolha de um Curso de Educação e Formação?
Autor: Pica, Luísa Guerreiro, 1961-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Abandono escolar
Exclusão social - Ensino
Trabalhos de projecto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Os Cursos de Educação e Formação (CEF) inserem-se no quadro das respostas nacionais aos objetivos definidos na Estratégia Europeia e representam uma mudança de paradigma na educação, formação e aprendizagem ao longo da vida. Os CEF surgiram como uma medida para combater a exclusão, o insucesso e o abandono escolar e o desemprego. Os alunos que frequentam estes cursos vivem em bairros carenciados e são oriundos de famílias pobres, muitas vezes com situações de desemprego. Para os desfavorecidos não existe escolha, pois falta-lhes os meios das elites para poderem disputar as melhores escolas e os melhores cursos. Há uma seleção e separação de alunos no sistema educativo que evidencia as desigualdades. Apesar de a escola prometer anular essas desigualdades, reforça-as com cursos, que apenas representam do que diplomas. A tão apregoada escola inclusiva tem promovido as desigualdades e a exclusão social e escolar.
Educational and Training Courses fall within the framework of national responses to the goals defined in the European Strategy and represent a paradigm shift in education, training and lifelong learning. These courses emerged as a measure to combat exclusion, academic failure, school dropout and unemployment. The students who attend them live in deprived neighbourhoods and come from poor families, often living in unemployment situations. For the underdogs there is no choice, for they lack the elites’ means to dispute the best schools and the best courses. There is a selection and separation of students in the educational system which emphasizes inequalities. Even though school promises to reduce inequalities, it perpetuates them with courses that represent nothing but diplomas. The much-vaunted inclusive school has managed to reinforce inequalities, social and school exclusion.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7613
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042899_tm.pdf730,13 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.