Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
FPCE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/764

Title: Memória e materialidade no ensino liceal : um percurso pelo património e materiais didácticos do Liceu de Portalegre
Authors: Guerra, Marcolina João Espiguinha, 1966-
Advisor: Magalhães, Justino, 1953-
Mogarro, Maria João, 1959-
Keywords: História da educação
Didáctica das ciências
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: As instituições escolares foram acolhendo muitos objectos ao longo do seu tempo de vida. Materiais que se foram agregando nas escolas desde meados do século XIX e que podem ajudar a redescobrir a história da escola através da materialidade que marcou a sua configuração. Partindo desta abordagem, apresenta-se uma investigação sobre o ensino das ciências biológicas e geológicas no antigo Liceu de Portalegre, entre 1851 e meados do século XX. O levantamento do património ligado a estas áreas científicas serviu de ponto de partida para um estudo em que são abordados vários aspectos como: formas de aquisição e manutenção dos materiais; fornecedores e produtores; práticas lectivas e importância destes materiais na afirmação e simplificação do conhecimento científico. Paralelamente a esta análise local, é feita uma correlação com a situação a nível nacional, apresentando as directrizes legais e perspectivas defendidas na imprensa pedagógica. Pensa-se desta forma contribuir para o conhecimento das práticas no Liceu de Portalegre e, ao mesmo tempo, fornecer pistas para aprofundar o conhecimento sobre o ensino liceal.
Many school institutions have been gathering many objects throughout their lifetime.These materials were gathered in schools since the middle of the XIX century and canhelp rediscover school history through the materials that have marked its configuration.Starting from this approach, in this thesis is presented a research on the teaching ofbiological and geological sciences in the former Liceu de Portalegre , in Portugal,between 1851 and the mid XX century. The study of the legacy connected with theses scientific areas was the starting point for a research where different topics were taken into account: forms of acquisition and material maintenance; suppliers and producers, teaching practice and the importance of these materials in the grounding and simplification of scientific knowledge. Simultaneously with this local analysis, we study its the correlation with the situation at national level in Portugal, presenting the local guidelines and the perspectives defined in the pedagogical press. We believe that we are, in this way, contributing to the knowledge of the teaching practises in Liceu de Portalegre. Moreover, we think that this research contributes to deepen the knowledge about the education at the high school level.
Description: Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/764
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
17220_TESE_Marcolina_Guerra.pdf46.89 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE