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Título: A matemática na escola primária : um olhar sobre o ensino da matemática nas escolas portuguesas desde o final do século XIX até à década de 70 do século XX
Autor: Palma, Helena Isabel Mercês, 1980-
Orientador: Mogarro, Maria João, 1959-
Palavras-chave: História da educação
Matemática
Ensino primário
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2008
Resumo: A presente dissertação centra-se no estudo do ensino da matemática na escola primária. Pretende-se inferir continuidades e rupturas ao nível dos conteúdos, dos tipos de materiais didácticos utilizados e das correntes pedagógicas que presidiram às opções programáticas e à implementação do ensino elementar de matemática, num limite cronológico que tem o seu início nos finais do século XIX e se prolonga até à década de setenta do século XX. O corpus documental utilizado é constituído pelas Colecções Oficiais de Legislação Portuguesa, pelos programas de Matemática do ensino primário e pela imprensa pedagógica, em particular as publicações Escola Portuguesa e Educação Nacional, cujos períodos de publicação coincidem com os limites cronológicos da investigação. O estudo dos programas do ensino primário dá a conhecer que o termo Matemática' começa a ser usado nos programas para o ano lectivo 1974/1975, sendo até aí dominante a disciplina de Aritmética, à qual se vieram juntar, progressivamente, o Sistema métrico e a Geometria. Este acréscimo de saberes é acompanhado por uma evolução no tipo de materiais didácticos utilizados, a qual é motivada por concepções pedagógicas que circulam internacionalmente e chegam a Portugal, sendo o seu acolhimento e implementação influenciados pelos regimes políticos em vigor. A necessidade de concretizar os conteúdos matemáticos foi objecto de uma crescente preocupação por parte dos professores, sendo curioso verificar como ocorre a evolução do tipo de materiais sugeridos ou utilizados.
The present dissertation focuses in the study of the Mathematical teaching in the elementary schools. It is my intention to infer the continuities and ruptures to the level of contents, teaching materials in use and the main Pedagogical guidelines that led the Program options and the introduction of the basic mathematical teaching within a chronological limit, which begins in the end of the nineteenth century and extends itself until the 70s of the twentieth century. The followed corpus documental is formed by Colecções Oficiais de Legislação Portuguesa, by the Mathematical programs for elementary teaching and by the Pedagogical Press, in particular the publications Escola Portuguesa e Educação Nacional, whose publishing periods match the chronological boundaries of the enquiry. The study of the elementary teaching programs introduces the term Mathematic' as being used in first place in the school year 1974/1975, being until then the prevailing subject Arithmetic, later on, and gradually were added the Metric system and Geometry. This increase of knowledge led to the evolution of the teaching materials in use, due to pedagogical conceptions used around the world, being their approach and implementation strongly influenced by the government in power. The need to develop the mathematical contents was object of a greater concern by teachers, specially the evolution of the suggested or used materials.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/766
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