Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/767
Título: A mulher e a educação na obra de Emília de Sousa Costa : leitura de uma proposta de educação feminina na primeira metade do século XX em Portugal
Autor: Dias, Vera Maria Abalroado, 1968-
Orientador: Mogarro, Maria João, 1959-
Palavras-chave: História da educação
Educação feminina
Teses de mestrado
Data de Defesa: 2008
Resumo: Este trabalho é uma leitura acerca das ideias sobre a educação e a mulher na obra de Emília de Sousa Costa, mais especificamente nos títulos que abordam a educação feminina apresenta nas suas obras. Analisa-se o conteúdo do discurso nelas veiculado, em função de dois eixos fundamentais - a mulher e a educação dando-se particular atenção a temas como: feminismo; figura feminina e suas representações, papéis sociais da mulher e educação feminina. Procurámos evidenciar o pensamento desta educadora portuguesa e a forma como se afirmou em diferentes modalidades de intervenção na primeira metade do século XX. Além das obras analisadas neste estudo, são utilizadas fontes de informação diversas, como: artigos de imprensa, imagens, documentos do espólio familiar e testemunhos orais. Inserindo-se a obra de Emília Sousa Costa na emergência e afirmação do movimento feminista em Portugal, esta análise irá permitir-nos perspectivar novos caminhos e formas de olhar a mulher como um agente de mudança, segundo a proposta de educação que esta autora apresenta.
This essay is a reading about views on education and women as portrayed inEmília Sousa Costa's works, in particular those titles which address female education.The analysis is of the basic ideas of her speech and its core axes - women andeducation - with particular highlight being given to themes such as: feminism, thefemale figure and its portrayal, the social role of women and women's education. We strive to highlight the thoughts of this Portuguese educator and the ways she distinguished herself in different areas of intervention in the first half of the twentieth century. Apart from her works, analysed in this study, different sources of information were used, such as newspaper articles, photographs, documents, family heirlooms and oral testimony. As Emilia Sousa Costa's work is part of the emerging an affirming feminist movement in Portugal, this analysis will enable us to put into perspective the new ways and forms of looking at women as agents of change, as per the proposed system of education as presented by the author.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (História da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000549764
http://hdl.handle.net/10451/767
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17199_Tese_completa_11_10_08_formatadaacabada_vera.pdf12 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.