Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7678
Título: A análise de necessidades de formação e a planificação da formação : um estudo empírico
Autor: Grilo, Ana Catarina Ferreira, 1988-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Formação contínua de professores
Necessidades de formação
Planificação curricular
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ciências da Educação na área de especialização de Formação de Professores e corresponde ao relatório do estágio desenvolvido num Centro de Formação de uma Associação de Escolas, no distrito de Lisboa. Compõem-se de duas partes sendo a primeira relativa à contextualização do estágio, e a segunda referente às atividades realizadas. Em relação à contextualização do estágio faremos a caracterização da entidade de acolhimento, bem como um enquadramento teórico e normativo abordando a temática da formação contínua de professores nas vertentes legal e conceptual, contextualizando-a no panorama nacional, situando-a nos quadros normativos. Relativamente às atividades executadas, abordaremos numa primeira fase aquelas que fizeram parte do nosso dia-a-dia, e de seguida passaremos à apresentação de dois estudos realizados. O primeiro pretendeu dar resposta a um pedido da diretora do centro no sentido de conhecer as perspetivas dos diretores das escolas associadas quanto ao que consideravam ser as necessidades de formação dos professores por elas abrangidos. Foi nossa intenção também poder contribuir para adequar melhor, a formação a oferecer, às necessidades dos formandos. O segundo centrou-se no campo da planificação e avaliação da formação e teve como produto final a reformulação da ficha de avaliação das ações a usar futuramente pelo centro de formação. Finalmente, apresentaremos um conjunto de conclusões a que chegamos com a realização dos estudos e terminaremos o relatório fazendo um balanço das aprendizagens e conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo do estágio, bem como sobre as dificuldades e obstáculos com que nos deparamos no decorrer das várias etapas do processo.
The present work has been developed as a part of the Master’s Degree in Sciences of Education, in the specialty area of Teachers’ Training and it reports to the professional traineeship carried out in an in-service training centre of a Teachers’ Association in Lisbon area. It comprises two parts. The first part refers to the context of the traineeship and the second one describes the activities which were carried out. In what concerns the context we will characterize the host entity, as well as present a theoretical and normative approach addressing the issue of in-service teachers’ training in the legal and conceptual aspects, in the frame of the national scenario. Regarding the performed activities, we will refer, at a first stage, to those which were part of our daily routine, and finally we will present the two studies. The first study was developed as a response to the request made by centre director in order to know the perspectives of the associated schools regarding the teachers’ training needs. Our intention was to contribute to better adjust the teachers’ needs to the training program. The second focused on the design and evaluation of the training program and had as a result the rearrangement of the evaluation form to be used by the center in future actions. Finally, we will present a set of conclusions reached by these studies and we will finish the report making a balance of what we have learned and the knowledge acquired and developed in the course of the traineeship, and the obstacles and difficulties faced during the various stages of this process.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7678
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042980_tm.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.