Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7679
Título: Necessidades de formação dos professores nos Cursos de Educação e Formação : contributos para o seu estudo
Autor: Pires, Maria Celina de Sousa Rebelo Lopes, 1961-
Orientador: Rodrigues, Ângela, 1948-
Palavras-chave: Formação de professores - Portugal
Necessidades de formação
Formação de adultos
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: A presente dissertação, realizada no âmbito do Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização em Formação de Professores, incide sobre as necessidades de formação dos professores dos Cursos de Educação e Formação (CEF), criados para, entre outros objetivos, possibilitar uma segunda oportunidade aos jovens marcados pelo abandono escolar precoce. O estudo empírico que apresentamos, de natureza exploratória, inscreve-se nas perspetivas de investigação interpretativa e desenvolveu-se a partir de dez entrevistas semidiretivas a professores cuja atividade profissional se realiza num contexto de um CEF. Pretendemos auscultar o pensamento de professores sobre preocupações, dificuldades e interesses de formação que consideram ter pelo facto de, tendo sido preparados fundamentalmente para lecionar em cursos do Ensino Básico, serem colocados perante uma realidade nova quer relativamente ao tipo de público estudantil, quer relativamente às práticas curriculares requeridas pelos normativos. Do conjunto de variáveis que parecem marcar a diferença escolhemos trabalhar a relação pedagógica: a idade, o passado escolar, o enquadramento motivacional dos alunos destes cursos levanos a pensar que a relação pedagógica pode constituir não apenas uma dimensão fundamental do sucesso do ensino como também uma área de maior dificuldade para os professores. As entrevistas realizadas e analisadas no seu conteúdo permitem-nos dizer que os professores estão cientes das exigências que a prática de ensino nos CEF requer, nomeadamente por ser um ensino menos rotinado, impondo maior centração no aluno e uma relação pedagógica mais individualizada. Também nos evidenciam que os mesmos professores pensam ser necessária formação contínua para o desempenho de papéis como o de conselheiro, orientador e de gestor do currículo salientando ainda a necessidade de aquisição de competências em estratégias específicas para intervir neste também específico contexto educativos que são os CEF.
This thesis falls in the area of the Cycle of Studies Leading a Master Degree in Educational Sciences, in the area of the specialization in Teachers´s Training; it covers its needs in the area of Education and Training Courses (CEF), which were created in order to, among other things, allow second chances to those young students a step away from abandoning too early their schools. This study, empiric based and of an exploratory nature, falls in the area of interpretative paradigms and came up as the result of ten semi-directive interviews placed to teachers whose professional activity is CEF centric. It was our purpose to listen to their concerns related to worries, difficulties and training needs which they already experienced due to the fact that, having been trained to deal with Middle School students, they had to face a completely different context either concerning the kind of students and the required curricular methods. This conjunction of things mark the difference: we chose to deal with the following pedagogic relationships - their age, their school background, their motivational framework - which led us to the conclusion that the given pedagogical relationship might stand not only as a the main dimension of success in education but also as an area of major concern for teachers. Through the analysis of the content of the interviews we are able to say that the teachers are well aware of the special needs required by the special nature of this teaching way at the CEF, specially because it is a teaching way less based on a routine basis, student centered and obliging to more personal pedagogic relationship. The interviewed teachers also stressed that some kind of continuous in-training is needed in order to achieve better performances as counselors, leaders and curricula managers, besides a need of special strategic competences in order to deal in such educational environments as the CEF.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7679
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