Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7682
Título: Os exames e a melhoria das aprendizagens : o discurso de professores de língua portuguesa do 3º ciclo do ensino básico
Autor: Poinha, Maria Adelaide Abreu, 1965-
Orientador: Fernandes, Domingos, 1953-
Palavras-chave: Avaliação em educação
Exames
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Os normativos atribuem ao exame três funções: certificação, monitorização do sistema e melhoria das aprendizagens. Este estudo analisa o impacto dos exames na melhoria das aprendizagens. Quatro questões orientaram esta investigação: a) Quais as funções dos exames nacionais quando percecionadas pelos professores? b) Quais os efeitos que estes atribuem aos exames? c) Em que medida a reflexão sobre os resultados dos exames tem fomentado novas dinâmicas organizacionais e pedagógicas na escola? d) De que modo a reflexão sobre estes resultados tem contribuído para a melhoria das práticas de ensino no grupo disciplinar? Optou-se por um estudo de natureza qualitativa e descritiva, centrado numa escola da área de Lisboa e no contexto dos exames de 9.º ano de Língua Portuguesa. A estratégia de investigação baseou-se no cruzamento de informação de natureza diversa: entrevistas semiestruturadas individuais e de grupo a professores da escola, bem como dados documentais sobre a escola e sobre o grupo disciplinar. A análise dos dados sugeriu que a avaliação externa, baseada em provas estandardizadas, dificilmente constitui um fator positivo na melhoria das aprendizagens. Os participantes pareceram privilegiar o desempenho final dos alunos e não o processo de construção de aprendizagens consistentes. A nível organizativo e de funcionamento pedagógico da escola, não se identificaram mudanças significativas, relativamente à melhoria do trabalho colaborativo entre professores. Esta não é, porém, uma situação inelutável. Um sistema de avaliação externa mais inteligente, uma maior qualidade da informação prestada sobre os seus resultados e uma melhoria do papel da escola como organização orientada para a aprendizagem, são recomendações resultantes deste estudo.
The regulatory framework attributes three functions to the exams: certification, system monitoring and improvement of learning. This study analyses the impact of exams on improving learning achievements. Four issues guided this research: a) What are the functions of national exams when perceived by teachers? b) What are the effects they attribute to the exams? c) To what extent the analysis of their results has fostered new organizational and pedagogical dynamics within the school? d) How the reflection on these results has contributed to the improvement of teaching practices within the Language courses’ group? It was decided to follow a qualitative and descriptive study, centred on a school around Lisbon, in the context of the 9th grade exams for Portuguese Language. The research strategy was based on the intersection of information of various kinds: individual semistructured interviews and focus groups to schoolteachers, as well as other data about the school and the Language courses’ group. The analysis of the data suggested that the external evaluation based on standardized tests, hardly constitutes a positive factor in improving learning. The participants seemed to privilege the final performance of the students is favoured over processes aiming at achieving consistent learning. No significant changes were identified at the organizational and pedagogical levels within the school, which could influence collaborative work among teachers. This is not, however, an inevitable situation. More intelligent exams, better quality of information on their results, and improving the role of the school as a learning-oriented organization, are recommendations resulting from this study.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7682
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