Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7684
Título: O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano : o contributo de uma unidade de ensino
Autor: Gregório, Helena Marisa dos Santos Pereira
Orientador: Ponte, João Pedro da, 1953-
Palavras-chave: Didáctica da matemática
Literacia estatística
Raciocínio quantitativo
Relatórios de estágio de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Este relatório incide sobre uma unidade de ensino cujo objetivo é contribuir para a compreensão da promoção do desenvolvimento da literacia estatística em alunos do 2.º ciclo, dando especial atenção ao trabalho com diversas representações e à interpreta-ção de dados estatísticos. Este trabalho constitui uma reflexão sobre a minha prática profissional. Os participantes são alunos de uma turma do 5.º ano de uma escola pública da periferia de Lisboa, da qual sou professora. Para proceder à recolha de dados, utilizei diferentes métodos: (i) observação participante, com registos em diário de aula, áudio e/ou vídeo e (ii) recolha documental dos trabalhos produzidos pelos alunos. O relatório analisa as dificuldades evidenciadas pelos alunos antes, durante e no fim da unidade de ensino na construção e interpretação de diferentes representações dos dados, concluindo-se que estes revelam um evolução bastante significativa no seu desempenho em questões do nível de leitura de dados e algumas melhorias nas questões onde é requerida leitura entre os dados e para além dos dados. Há evidência, em alguns alunos, de características de raciocínio quantitativo e analítico. No que respeita às aprendizagens demonstradas pelos alunos no final da unidade de ensino na compreensão do conceito de média e seu significado num dado contexto, verifica-se que os alunos revelam compreender o procedimento utilizado para o cálculo da média, mas apenas alguns conseguem explicar o seu significado num dado contexto. Em relação à interpre-tação dos resultados que decorrem da organização e representação de dados, os alunos revelam uma evolução significativa. Finalmente, no que se refere às aprendizagens rea-lizadas pelos alunos no final da unidade de ensino, na utilização da informação estatísti-ca para resolver problemas e tomar decisões verifica-se que estes revelam uma evolução significativa, existindo evidências de características de raciocínio quantitativo de nível elevado.
This report happens on a unit of education whose objective is to contribute for the understanding of the promotion of the development of the literacy statistics in stu-dents of 2.º cycle, being given special attention to the work with diverse representations and the interpretation of statistical data. This work constitutes a reflection on mine prac-tical professional. The participants are students of a group in a grade 5 class of a public school of the periphery of Lisbon, of which I am teacher. To proceed to the retraction of data, I used different methods: (i) participant comment, with registers in daily of lesson, audio and/or video and (ii) has collected documentary of the works produced for the students. The report before analyzes the difficulties evidenced for the students, during and in the end of the unit of education in the construction and interpretation of different representations of the data, concluding itself that these disclose to a sufficiently signifi-cant evolution in its performance in questions of the level of reading of data and some improvements in the questions where is required reading between the data and stops beyond the data. It has evidence, in some students, of characteristics of quantitative and analytical reasoning. In what it respects to the learning’s demonstrated for the students in the end of the unit of education in the understanding of the average concept and its meaning in data context, is verified that the students disclose to understand the proce-dure used for the calculation of the average, but only some obtain to explain its meaning in data context. In relation to the interpretation of the results that elapse of the organiza-tion and representation of data, the students disclose an evolution significant. Finally, as for the learning’s carried through for the students in the end of the unit of education, in the use of the information statistics to decide problems and to take decisions it is veri-fied that these disclose an evolution significant, existing evidences of characteristics of quantitative reasoning of high level.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7684
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