Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7687
Título: O desenvolvimento de competências TIC nos professores : uma oportunidade de inovação em educação
Autor: Figueiredo, Teresa Isabel Bacalhau Lopes Rocha Tasso de
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Inovação - educação
Formação de professores
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação encerram, em si próprias, o poder de transformar a sociedade e estão hoje nela tão imersas que o seu domínio adquire uma importância quase comparável à capacidade de ler e escrever. A escola, no seu processo de adaptação à realidade social, tem que se transformar num local onde a utilização destas ferramentas seja tão natural como um outro recurso qualquer, deixando de olhar para as TIC como “uma peça estranha” a que se recorre esporadicamente. Elas são, por excelência, potenciadoras da criação de ambientes de aprendizagem conducentes a uma pedagogia para o sucesso e para a autonomia dos alunos, em espaços de mediação social naturais e enriquecedores. O presente estudo, mais do que avaliar a forma como os professores dominam a tecnologia, pretende procurar caminhos para um modelo de desenvolvimento profissional, vivido no colectivo, conducente a uma verdadeira integração e evolução da utilização da tecnologia nas práticas lectivas. Baseado no modelo de integração exemplar das TIC e através da análise dos dados recolhidos em questionários aplicados a 51 professores envolvidos num programa de desenvolvimento profissional na área das TIC e de outros indicadores como estatísticas de colaboração em plataformas e testemunhos escritos, foi possível identificar factores que contribuem para a condução de uma comunidade de professores de uma etapa essencialmente exploratória a uma verdadeira integração e desenvolvimento da utilização pedagógica das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas lectivas. Os agentes de mudança identificados vão deste o envolvimento dos órgãos de gestão/administração da escola, à presença contínua de professores motivadores/orientadores das experiências dos seus pares, passando pela formação orientada para as necessidades dos professores e pelo desenvolvimento de um espirito colectivo de mudança.
Information and Communication Technologies (ICT) in of themselves have the power to transform society, and they are so immersed in it that their proficiency acquires an importance almost comparable to the ability to read and write. The school, in its process of adaptation to the social reality, must transform itself in a place where the use of these tools is as natural as any other resource. ICT cannot be "an odd number" resorted to sporadically. By excellence, ICT has the power to create learning environments conducive to pedagogical success and to student autonomy in areas of natural and enriching social mediation. The present study, rather than assessing how teachers mastered the technology, aims to seek ways for a collective professional development model leading to a true integration and development of technology use in teaching practices. Based on the model of exemplary integration of ICT, analysis of data collected from questionnaires to 51 teachers involved in a professional development program in ICT, and other indicators such as statistics of collaboration in platforms and written testimonies, it was possible to identify the factors that will lead a community of teachers from an essentially exploratory step to a real integration and development of ICT in the teaching practice. The agents of change identified range from the involvement of the management/administration of the school to the continuous presence of motivating teachers/mentors, and including training geared to the needs of teachers and the development of a collective spirit of change.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (TIC e Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7687
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042961_tm.pdf3,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.