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Título: A tutoria na formação inicial de professores
Autor: Figueira, Joana Nunes Cortes de Matos
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Formação inicial de professores
Tutoria
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Resumo: O presente estudo tem como objectivo investigar a importância da tutoria enquanto método de apoio ao aluno de uma instituição de ensino superior na construção do seu percurso profissional como futuros professores. Considerou-se que seria pertinente estudar este fenómeno analisando a percepção que o tutor tem sobre alguns dos aspectos mais importantes desta problemática. Pretendeu-se caracterizar a organização da tutoria num curso de formação inicial de professores. Para esta caracterização procurou-se perceber quais os requisitos que são necessários para aceder à função de tutor e conhecer as funções que um tutor tem de levar a efeito. Considerou-se importante, também, saber os benefícios e as dificuldades que estão presentes na acção tutorial. Por último, houve também interesse em conhecer quais as perspectivas que o tutor tem quanto à evolução desta função. Para proceder ao estudo optou-se por desenvolver uma pesquisa do tipo estudo de caso. A recolha dos dados foi feita através de entrevistas semi-estruturadas que foram objecto de uma análise de conteúdo temática. Os resultados revelam que no acesso a esta função é tida em conta a experiência profissional e as competências individuais do professor em detrimento da formação específica nesta área. Ao longo do seu percurso na actividade de tutoria vai desenvolvendo as competências necessárias ao desempenho desta função. A dinâmica inerente a esta actividade permite um crescimento profissional do tutor, que, ao reflectir sobre os problemas que se colocam ao aluno introduz melhorias na sua prática. Contudo é o aluno quem retira maiores benefícios, porque dispõem de alguém que faça a ligação com o educador cooperante e sente maior confiança para arriscar nas suas propostas. A análise das entrevistas permitiu perceber que a maior dificuldade na realização desta função tem a ver com as restrições orçamentais que obriga a que cada tutor tenha um número excessivo de tutorandos a seu cargo. Tal limita a atenção que poderá dispensar a cada um deles.
This study aims to investigate the importance of mentoring as a method of supporting the student in the construction of his professional path. It was considered relevant to study this phenomenon, analyzing the perception that the tutor has on some of the most important aspects of this subject. One of the objectives was to characterize how the initial training teacher mentoring is organized. This characterization tried to understand what requirements are necessary to access the function of tutor and the functions that he has to develop. It is important to determine the benefits and difficulties that are present in the tutorial action. Finally, there was also interest knowing what are the tutor's prospects about the evolution of this student's supporting method. To conduct the study was chosen a case study. The collection of data was done with a semi-structured interview and analysis of its contents was conducted by content analysis. The results show that experience and individual skills of the teacher are the main factors taken in account to access to this function. Some of the necessary skills to perform this function are developed throughout the exercise of the tutoring activities. The dynamics inherent to this activity allows a professional growth of the tutor, by reflecting on the student's problems improves in their practice. However it the students are the ones who has more benefits, with this method they have someone to make the connection with the cooperative educator and feel more confidence on their proposals. The analysis of the interviews allowed understanding that the greatest difficulty in carrying out this function has to do with budget constraints which forces every tutor having too support many students. This limits the attention that it may dispense with each one of them.
Descrição: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://sibul.reitoria.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000549529
http://hdl.handle.net/10451/769
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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