Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7691
Título: Colaboração online, a análise de redes sociais e o sucesso académico dos alunos
Autor: Dias, Ana Marta Ribeiro Resende, 1979-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Daniel, João
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Redes sociais
Facebook (rede social on-line)
Comunicação pela internet
Trabalhos de projeto de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Atualmente, os adolescentes são cada vez mais utilizadores assíduos dos recursos e aplicações disponibilizados na Web 2.0, em especial dos sites de redes sociais. Nos últimos anos o Facebook, tem sido uma das redes sociais mais populares entre os jovens portugueses. Neste sentido, a escola deverá acompanhar e adaptar-se a todas estas transformações tecnológicas que têm ocorrido nesta sociedade da informação e comunicação. Assim, nas escolas o recurso a aplicações disponíveis na Web 2.0, tais como os sites de redes sociais, poderão ser adotados pelo professor, como complemento no processo de ensino e aprendizagem dos adolescentes, em diversas disciplinas. Neste contexto, desenvolvemos um projeto de investigação sobre o impacto que a colaboração e comunicação online, efetuada através da rede social Facebook, pode influenciar o rendimento escolar dos alunos na disciplina de Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação (ITIC). Este projeto foi implementado no ano letivo de 2011/2012, a alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade, pertencentes a duas escolas públicas, uma no concelho de Oeiras outra do concelho de Cascais. A escolha destas duas escolas prende-se com o facto de, em cada uma destas, ter adotado para a disciplina de ITIC perspetivas distintas sobre a aprendizagem: uma mais tradicionalista e outra construtivista. Estas refletem-se nos métodos de ensino e aprendizagem, aplicados em cada turma. Os dados recolhidos foram alvo de um estudo detalhado baseado nos métodos de análise de redes sociais e nos instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos, adotados para cada uma das turmas. Assim, com base nos resultados obtidos, pretendemos aferir de que forma a rede social, Facebook pode ser uma mais-valia no processo de ensino -aprendizagem dos alunos.
Nowadays, teenagers are increasingly frequent users of resources and applications available on the Web 2.0, in particular the social networking sites. In the last years, Facebook has been one of the most popular social networks among young Portuguese. In this sense, the school shall accompany and adapt to all these technological changes that have taken place in the society of information and communication. So, at schools the use of available in Web 2.0 applications such as social networking sites, may be adopted by the teacher, as a complement in the teaching and learning of adolescents in various subjects. In this context, we developed a research project about the impact that collaboration and communication online, done through the social network Facebook, it can affect the performance of students on Introduction to Information Technology and Communication (ITIC) subject. This project was implemented in the academic year of 2011/2012, to students of two classes of 9th grade, who belonging at two public schools, one in Oeiras and another in Cascais. The choice of these two schools is related to the fact that in each of those, they have adopted on the ITIC subject, distinct perspectives on learning: one more traditionalist and another constructivist. These are reflected on the methods of teaching and learning, applied to each class. The collected data were the target of a detailed study based on the methods of social network analysis and assessment tools of student learning, adopted for each one of the classes. So based on these results, we intend to measure how the social network, Facebook can be an advantage on the learning process of students.
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7691
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